26 de jun. de 2013

MAIS UMA VEZ BARRO VERMELHO REALIZA COM SUCESSO O TRADICIONAL SÃO JOÃO

O Distrito de Barro Vermelho, entre os dias 22 e 24 de junho desse ano, promoveu festejos e louvor ao padroeiro São João Batista. As novenas ao Santo aconteceram do dia 15 até o dia 23. No dia 24 houve missa com batizados pela manhã e a tradicional procissão à tarde. O São João de Barro Vermelho acontece desde o início do século passado, sendo o de maior tradição no município de Curaçá. 

Na Praça São Márcio, foi formado o ‘Arraiá dos Forrozeiros’, denominado assim em homenagem aos músicos barrovermelhenses Adelmário Coelho, Dedê, Filemon Martins e todas as pessoas que gostam de forró, como explicou Eduardo Varjão, Administrador Distrital. O Arraiá ficou marcado pela bela ornamentação que encantou todos que curtiram os shows de: Júlio do Acordeon e Flávio Baião, no dia 22, e, as escolhidas espontaneamente pelos comunitários locais, Banda Mirage e Walmirzinho do Acordeon (foto inferior esquerda), no dia 23. Se bem que Walmirzinho terminou seu show às 8h da manhã do dia 24. “Faço isso com o maior prazer. Eu gosto de tocar em Barro Vermelho. Pode ter a melhor proposta do mundo para tocar fora, mas eu prefiro tocar em Barro Vermelho no dia de São João”, falou o forrozeiro. A paz também foi marca: sem registros de conflitos.

O Vice-prefeito de Curaçá, Rogério Bahia (foto superior esquerda) abriu o São João frisando a tradição da Festa e enfatizando os trabalhos do Governo para Barro Vermelho. O Governo se empenhou a garantir o melhor: foram feitas limpezas de entulhos que, conforme o administrador local, já havia 12 anos sem serem feitas. A Prefeitura disponibilizou atrações musicais (citadas acima), inclusive a Banda Filarmônica de Abaré, tendo a parceria de comunitários, os quais recepcionaram os músicos abareenses. Também foi dado apoio, juntamente com o Saae, no Torneio de São João, em se a equipe de Poço de Fora se consagrou campeã. Houve conserto da estrada que liga o Distrito à Cidade de Curaçá. Além disso: som, palco, banheiros químicos, ambulância, carro de som, iluminação especial, toldos, apoio aos barraqueiros e quadrilhas com transporte, além de apoiar artistas locais, a exemplo do Grupo de Dança D’Fênix, que fez bela apresentação na noite do dia 23, juntamente com as quadrilhas ‘Projovem’, ‘Fé Nordestina’ (na foto) e ‘Sítio de Alexandre’. Todas as atrações foram assistidas pelo Prefeito Carlinhos Brandão, pela Primeira-dama Jussara Nunes Brandão, e por vários membros do Governo Municipal e pelos vereadores Theodomiro Mendes, José Henrique Dedé, Wanderley Loureiro e Januário Brandão.

Um destaque da Festa foi o Arrastão da Paz (foto superior direita), na manhã do dia 23, em que muitos foliões acompanharam um misto de músicos das filarmônicas de Barro Vermelho e Abaré tocando marchinhas e dobrados. “Já é o maior da história. As casas nem couberam todo mundo. E foi a primeira vez que só conseguimos terminar no fim da tarde”, disse entusiasmado Rogério Oliveira, um dos coordenadores do Arrastão. Na parte religiosa da Festa, o destaque foi a emocionante Procissão em louvor ao Padroeiro, na tarde do dia 24. Na caminhada, estiveram presentes também os prefeitos Carlinhos Brandão e Isaac Carvalho (de Juazeiro). A Procissão terminou na porta da centenária Igreja de São João (foto inferior direita), onde devotos tocavam a imagem do Santo; houve apresentações da cantora Cristina Oliveira e despedidas proferidas por Zenaide e Hélio Oliveira. Muitos presentes choravam, uns pela devoção, outros pelo fim de mais um São João. “É o momento do encontro das famílias de Barro Vermelho. O fim da Procissão com as despedidas é triste porque demoraremos um ano para nos encontrarmos novamente. Mas ficamos alegres porque confiamos que São João Batista nos permitirá esse reencontro ano que vem”, disse o músico e fisioterapeuta, filho de Barro Vermelho, Márcio Fonseca.

2 comentários:

  1. Um adendo: o vereador José Henrique Souza (Dedé) esteve entre as autoridades presentes no São João 2013 em Barro Vermelho.

    ResponderExcluir
  2. Alguem sabe me informar qual é a população de barro vermelho????

    ResponderExcluir