CONHEÇA CURAÇÁ

Aspectos Gerais
Foto: Wilson Sena
A literatura registra dados históricos de Curaçá a partir do século XVI. Em 1562, o jesuíta Luís da Gran iniciou os trabalhos de catequese com os índios que habitavam o Vale do São Francisco.
Pelos idos de 1593, o bandeirante Belchior Dias Moreira chegou às terras de Pambú, que veio ser a primeira sede do município. Na ocasião o referido bandeirante desbravou também a Serra do Ouricurí, hoje Serra da Borracha. Com o aparecimento de uma imagem de Santo Antônio no lugar denominado Pambú, foi edificada uma capela formando um povoado com a presença de muitos religiosos.
Por força do Decreto Imperial de 6 de Julho de 1832, o povoado de Pambú foi erigido a vila, compondo sua área territorial os atuais municípios de Curaçá, Abaré, Chorrochó, Macururé, entre outros. Essa é considerada a data de criação do atual município de Curaçá.
A resolução n.º 488, de 6 de Junho de 1853, transfere a sede da vila Pambú para o povoado de Capim Grosso, vila que pelo Ato n.º 59 de 10.07.1890 foi denominada Curaçá.
Até 1938, havia municípios no Brasil com mais de uma cidade e outros, como Curaçá, que até a sede do município era vila.
Por recomendação do IBGE, foi criado o decreto-lei n.º 311, de 25.03.1931 e pelo Decreto Estadual n.º 10.724, de 30.03.1938, todas as sedes do município passaram a ser cidade, entre elas Curaçá. Atualmente o município é constituído pelos distritos Sede, Barro Vermelho, Poço de Fora, Riacho Seco e Patamuté. Destacamos ainda os povoados de Mundo Novo, São Bento, Pedra Branca, Jatobá e treze povoados no limite com Abaré, as Agrovilas, formadas por reassentamentos agrícolas, em decorrência da Barragem de Itaparica.
Distante da Capital do Estado 592 km, limita-se com Juazeiro, Jaguararí, Uauá, Chorrochó, Abaré e Rio São Francisco, numa extensão de 120 km.




ASPECTOS AMBIENTAIS

Pelas mãos da natureza, o município conta com inúmeros atrativos, sejam na sede, ou em seus vales e campos, com destaque para as grutas, serras e ilhas que se constituem pontos turísticos e ou de lazer.

 

DENSIDADE DEMOGRÁFICA:

Aproximadamente 4,5 hab/km². A população é distribuída pelas fazendas, povoados, distritos e sede numa taxa de urbanização de 42,65%.


SOLO: 

Possui ressalvas climáticas para agricultura, mas é propício para pecuária, pela diversidade vegetal de ervas nativas. Seu subsolo possui cavidades minerais, cobre, metal de rocha, cromo, granada, mármore e salitre.

VEGETAÇÃO:

Predomina a vegetação rasteira, chamada caatinga arbórea aberta, com palmeira e sem palmeira.

CLIMA: 

 

Quente com variação entre árido e semi-árido – predominantemente – onde a temperatura média anual é de 24,9ºC, oscilando entre 21,1 a 30,1ºC.

TOPOGRAFIA:

O relevo é caracterizado como pediplano sertanejo, várzeas e terraços aluviais.