19 de jan. de 2016

MAIS DE 80 MM DE CHUVA EM CURAÇÁ

Na tarde desse domingo (17) Curaçá registrou uma das maiores chuvas dos últimos anos, de acordo com dados meteorológicos. Há comentários que a chuva, esperada há algum tempo, foi geral, no Município. Os dados do clima podem ser acessados diretamente da Estação Meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Estação de Curaçá, a qual fica localizada no Parque de Exposições Durval Coelho de Aquino. Conforme os números da Estação, que envia informações automaticamente por satélite, a cada uma hora, foram 86 mm de precipitação (chuva) entre 17 e 18h.

Essa Estação Meteorológica automática foi instalada pelo INMET em agosto do ano passado, com investimentos do Governo Federal e apoio do Município. O Programa dessas estações visa m melhor estudo do clima por parte do Ministério da Agricultura.

Mais informações da Estação de Curaçá:

Para ter acesso aos dados, é simples. Basta abrir o site do INMET e clicar na janela “estações e dados”. Após, na barra lateral direita, você escolhe o município (sempre acompanhado da sigla da unidade federativa) onde está instalada a estação. Ao fazer isso, um box com as informações imediatamente aparece na frente do mapa do Brasil, onde estão localizadas todas as estações do INMET. Caso haja interesse em saber os dados por dia (a exemplo de dias anteriores), faz-se necessário clicar no item “dados” dentro desse pequeno box. Outra página é aberta com um novo box, onde você pode selecionar o dia que deseja pesquisar. Para tanto, é mister escolher a ‘data início’ e ‘data fim’, pondo a mesma data nas duas opções, caso seja um só dia em questão. Depois é preciso digitar um código de quatro números que ficam visíveis no box. Feito isso, após clicar em ‘ok’, logo aparece uma tabela com os dados registrados hora a hora na estação: temperatura, umidade, pressão, vento, radiação e chuva.

Mais informações no site do INMET, parte das estações meteorológica:
  
Informações da Assessoria de Comunicação (Ascom) da Prefeitura de Curaçá

Nenhum comentário:

Postar um comentário