Com a temática “Práticas de Escrita: da cultura local à sala
de aula”, o Seminário Internacional Escrevendo o Futuro selecionou os 24
melhores projetos brasileiros que repensam o ensino da Língua Portuguesa, a
partir dos gêneros textuais. Promovido pela Olimpíada de Língua Portuguesa, o
Seminário contou com a participação de cinco projetos da rede baiana de ensino.
Entre
os selecionados, o projeto “Quem conta um conto aumenta um ponto: das histórias
do passado às histórias do presente”, desenvolvido pela professora Rosilene
Lira com os discentes da 1ª série do curso de Zootecnia do Colégio Estadual
José Amâncio Filho, no município de Curaçá-BA. Com o objetivo de aprimorar a
escrita dos estudantes através de uma sequência didática dinâmica e interativa,
a docente articula a cultura local à prática de letramento, através de escutas
de causos populares, leituras e produções do gênero textual conto maravilhoso.
Sobre
a implantação do projeto, a professora Rosilene nos conta que a relação entre a
comunidade escolar e a comunidade local se dá a partir do convite que faz aos
moradores da cidade para que visitem a escola e contem causos populares. A
partir destas narrativas, “seria possível que os alunos (re)conhecessem as
histórias do passado e, assim, pudessem criar suas histórias no presente,
fazendo um elo entre o real (cultura) e a ficção (elementos sobrenaturais)”,
explica.
Inovação e entusiasmo são marcas da professora Rosilene.
Falando sobre sua participação no seminário, ela reafirma seu compromisso com
educação. “O Seminário nos apresentou um ‘mundo’ do qual todo professor deveria
ter acesso: um mundo cheio de encantos, reconhecimento profissional, felicidade
em ser educador! Fiquei imensamente feliz pela oportunidade, por ter
participado de um momento tão relevante para a história da educação e, em
especial, para o ensino da Língua Portuguesa. É com todo este entusiasmo que
reafirmo meu compromisso com a educação para continuar fazendo a diferença”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário