6 de mar. de 2012

“GONZAGA – DE PAI PARA FILHO” MODIFICOU COTIDIANO DOS CURAÇAENSES


O longa-metragem “Gonzaga – de pai para Filho” teve o município de Curaçá também como cenário, dividido entre a Cidade e os distritos de Barro Vermelho e Poço de Fora. Essa parte da Produção, que também tem o Rio de Janeiro como base, foi feita entre os meses de dezembro até meados de fevereiro desse ano. O Filme conta a história do Rei do Baião, o músico Luiz Gonzaga, desde seu nascimento na cidade de Exu-PE, a vida no Rio, até seu retorno já como astro nacional consagrado a sua cidade natal. Breno Silveira, diretor de “2 Filhos de Francisco”, também gerencia essa obra; ele já tem outro trabalho em Curaçá, o filme “Beira do Caminho”, que teve gravações desde Paulínia, em São Paulo, até em Juazeiro; e em Curaçá, no dia 21 de abril de 2010. O Diretor tem no repertório também, dentre vários, o longa ‘Carlota Joaquina’. A produtora dele sempre foi a ‘Conspiração Filmes’.

Barro Vermelho ficou com o cenário da Feira de Exu no Filme de Luiz Gonzaga. Poço de Fora com os cenários da Casa de Januário (pai de Gonzagão) e Exu atual. A cidade de Curaçá teve filmagens na Igreja Matriz Católica e em algumas fazendas próximas. “Esse empreendimento gerou mais renda que qualquer outro, durante esse período, pois teve casa, hotel, restaurante, bares, animais domésticos e até bicicleta, tudo locado pela Organização, sem contar os figurantes que foram mais de trezentos ao todo”, revela André Félix, funcionário do Saae e figurante no Filme.

O Saae de Curaçá cooperou com água fornecida nos cenários de gravação, transportada em pipa, além do apoio técnico do funcionário André Felix na parte de instalação de gerador elétrico e comunicação com concessionária de eletricidade. “Nossa Família ainda cedeu o terreno para construção da cidade cenográfica de Exu”, completou André.

O Filme é uma coprodução da ‘Globo Filmes’ e deve chegar aos cinemas ainda em 2012, ano em que é celebrado o centenário de nascimento de Gonzagão, conforme informações da própria Globo Filmes (http://globofilmes.globo.com).
Maurizio Bim
Fotos:  André Félix 

Um comentário:

  1. As visitas sempre são agradaveis,e ter atores famosos em nosso municipio é otimo,desde que venham ver nossos pontos turisticos,cultura dentre outras coisas bonitas de curaçá.Mas fico triste não pelo fato do municipio receber essas visitas,mas sim pelo atraso que há em nosso municipio,pela falta de desenvolvimento local,pela falta de renda,até a terra do nosso ilustre gonzagão não é a mesma,pois com o passar do tempo tudo se modificou e aharam curaçá que parou no tempo para que se podessem realizar essas filmagem,pagando 30,00 reais a essas pessoas que fizeram parte,que coisa boa ganhar 30,00 reais,seria melhor se tivessemos emprego e renda para essas todos os dias,nosso povo ainda se contenta com pouco e nossos gestorem que por aqui passam sabendo da falta de conhecimento do nosso povo ainda se aproveitam,vamos cobrar mas de todos esses que votamos,vamos valorizar o nosso voto,vamos mudar essa camara,por que votarmos de novo nesse povo,por que?

    ResponderExcluir