6 de mar. de 2012

PATAMUTÉ: CLASSE ESTUDANTIL DO DISTRITO SOFRE COM A FALTA DE ESTRUTURA DAS ESCOLAS


A comunidade de Patamuté, distrito de Curaçá, está insatisfeita com a situação atual que passam os alunos da Escola Municipal Otaviano Matos. O motivo é que exatamente no dia 08 de fevereiro, a Secretaria de Educação iniciou a reforma do prédio daquela Escola, sendo que cinco dias depois houve início do ano letivo e os alunos foram transferidos para espaços com condições extremamente precárias.
O mercado municipal está sendo usado para abrigar duas turmas por período, e o detalhe é que não existe divisória entre as classes que se acomodam num único cômodo, sem ventilação, e ainda tem que atravessar a rua, percorrendo uma distancia média de 200 metros para poderem utilizar o precário banheiro de outro espaço, o Clube Sociedade, que também abriga mais outras turmas. “É muito abafado, a sala tá cheia, a distância do banheiro também dificulta e, se ficar muito atrás, o barulho atrapalha a explicação da professora”, sintetizou o aluno Odair Lucas, da 7ª série. Os professores, apesar de preferirem não expor o nome, também reclamam da situação, lamentando a dificuldade de passar o conteúdo aos alunos que acabam perdendo o foco da aprendizagem.
Além dos problemas com o espaço, a falta de merenda também prejudica a classe estudantil, uma vez que desde o início das aulas até o dia 1º de março, os alunos de Patamuté e do povoado de São Bento, que também vive situação semelhante com relação à acomodação dos alunos, não usufruíram deste benefício, sendo que a maioria deles reside em fazendas de até 30 km de distância, percorrendo estradas de chão batido, em péssimas condições, tornando-se mais um desafio a chegada até a instituição de ensino.
A direção da escola citada argumentou que, devido não ter recursos para bancar o aluguel de um espaço mais apropriado e não terem sido informados previamente sobre a reforma, foram obrigados a fazer uso desses locais, que são públicos ou doados pela comunidade. Indagados sobre o término da obra, responderam que, informações passadas pelo encarregado da obra são de que a previsão é de mais uns 35 dias, ou seja, mais um mês os alunos de Patamuté terão de tolerar aquela situação.
Banheiro do Clube utilizado pelos alunos
Alunos no Mercado.


Escola sendo reformada, a previsão é de cerca de 30 dias para término.

Local onde se bebe água, no Clube

Teto do Clube, cheio de goteiras.

7 comentários:

  1. AQUI ESTAMOS FAZENDO, REFORMANDO E DANDO UMA SATISFAÇÃO A POPULAÇÃO AQUELA COMUNIDADE ESTUDANTIL.
    VAMOS LEMBRAR DAS TELHAS QUE FORAM LAVADAS POR 50.000,00 REIAS. JÁ ESQUECERAM??????????

    ResponderExcluir
  2. Estamos cansado de tudo devemos colocar a mão na consciencia e proucurar dar o nosso voto a pessoas capazes de fazer algo por nos,ate mesmo por que isso esta acontecendo em todos os lugares da nossa curaçá precisamos de maos trabalhadoras e não de politico demagogos,devemos abrir os olhos esse e o momento de darmos a nossa resposta.

    ResponderExcluir
  3. Socorram este pequeno destrito que ja vem sofrendo essas injustiças a bastante tempo.precisa de pessoas que trabalhem por ele ja que a muito tempo vem elegendo politicos que se dizem audacioso,mas audasia ninguem ver.politica limpa, politicos capazes e responsaveis demagogia nunca mais,vamos abrir o olho esta e a hora!!!

    ResponderExcluir
  4. QUERIDOS CONTERRÂNEOS REFLITAM BEM... NÃO SE DEIXEM LEVAR POR FALSAS PROMESSAS... PELA HIPOCRISIA, DEMAGOGIA PURA DESSE QUE AÍ ESTÁ, COMO GESTOR DO NOSSO MUNICÍPIO E TODA SUA TROPA DE ELITE... MAS ELITE MESMO... NOSSA QUERIDA CURAÇÁ ENCONTRA-SE EM CAOS TOTAL... NÃO CONSIGO ENTENDER COMO HÁ AINDA UNS POUCOS QUE DEFENDEM ESSA ADMINISTRAÇÃO. MEU DEUS, FICO IMAGINANDO UM ANTES E UM DEPOIS... passamos por um calvário em nossas vidas... essas fotos são marcantes... imagine vocês quem desses que estão aí no poder conheciam esse espaço? Será que são capazes de deixar um dos seus filhos utilizar um banheiro nesse estado???? QUANTA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO PROPOSTA POR VOSSA EXCELÊNCIA, SR. PREFEITO? Seus gabinetes são muito confortáveis não é mesmo?? A resposta pra esses que estão aí virá logo... muitas pessoas estão abrindo os olhos e vendo que as máscaras começam a cair... OS MODESTOS TORNARAM-SE AMBICIOSOS... A SOBERBA TOMOU CONTA DESTE GOVERNO. MISERICÓRDIA SENHOR PRA O POVO CURAÇAENSE.

    ResponderExcluir
  5. Pelo amor de DEUS, essa gestão tem que acabar com essa mania de falar do ontem, do que passou vamos pensar no hoje e no amanhar tá ai o exemplo de tanta competencia vivendo de passado e esquecendo do futuro.

    ResponderExcluir
  6. Fácil para quem está fora ficar criticando por que a reforma está acontecendo, não vejo nenhum problema de fazer reforma agora ou no final do ano, o importante é que está melhorando as escolas e nós curaçãenses agradecemos.

    ResponderExcluir
  7. Gostei de saber que alguns ainda lembram da aberração que foi a reforma de Patamuté, do escandalo das telhas..
    quem não lembra de qunado as aulas de lá começaram naquele ano e outros mais, de uma coisa tenho certeza não era em fevereiro.

    ResponderExcluir