28 de out de 2016

CENTENAS DE FIÉIS SÃO ESPERADOS PARA MAIS UMA ROMARIA DA GRUTA DE PATAMUTÉ,

A Paróquia Bom Jesus da Boa Morte e São Benedito, situada em Curaçá, no norte da Bahia, já está se preparando para a Romaria da Gruta de Patamuté, em homenagem ao Sagrado Coração de Jesus. Os ritos terão início no próximo dia 31, com uma missa de recepção aos devotos, às 18h30, na área externa da gruta, que está situada a 18km da sede do distrito.
Em seguida, os fiéis passarão a noite em orações, fazem confissões e assistem apresentações culturais de grupos e artistas populares das comunidades da região. Na ocasião, o público poderá prestigiar o pré-lançamento do filme “Uma aventura no Semiárido”, produzido pelo Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA).
O encerramento da Romaria acontecer na manhã do dia 1º/11, data em que também é comemorado o Dia de Todos os Santos. A programação da Romaria continuará por toda a manhã, quando serão realizadas missas às 6h, 8h e 10h no interior da gruta.
Este ano a romaria  – cujo Tema é “O clamor dos pobres e o gemido da criação exigem conversão” – tem previsão de receber uma média de 5 mil romeiros vindos de vários estados do Nordeste. A Gruta de Patamuté foi descoberta no final do século XIX pelo padre missionário Pedro Cavalcante Rocha, que era pregador das Santas Missões. Entre os anos de 1905 e 1914 o padre Manoel Félix iniciou a Romaria, que se tornou um dos eventos religiosos mais expressivos da região.
Confira a Programação completa:
Dia 31/10 (segunda-feira)
18h30 – Procissão e missa na área externa da Gruta;
20h – Apresentações Culturais;
– Lançamento do Filme “Uma aventura no Semiárido”;
– Galeota das Artes;
– Banda de Pífano;
– Artistas das Comunidades.
Dia 1º/11 (terça-feira)
5h – Ofício de Nossa Senhora;
5h30 – Terço;
6h – Santa Missa no interior da Gruta;
8h – Santa Missa;
10h – Santa Missa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário