3 de jun de 2015

ALUNOS DO PRONATEC EM CURAÇÁ RECEBEM CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Na noite dessa segunda-feira (1º), 190 alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em Curaçá, receberam certificado de conclusão de curso, na modalidade ‘Formação Inicial e Continuada – FIC’. A cerimônia aconteceu na quadra poliesportiva do Colégio Municipal Professor Ivo Braga, por volta das 20h. O Pronatec foi implantado em Curaçá o ano passado, sendo uma parceria entre o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) e o Governo Municipal, por meio das secretarias municipais Ação Social e Cidadania (SMASC); e Educação, Cultura e Desporto (SECD) e de Governo.

A Cerimônia de entrega de certificados foi conduzida pela Assistente da SMASC, Elieusina Rodrigues, e teve início com formação de mesa e após execução do Hino Nacional. Estiveram presentes: professores, alunos e profissionais dos cursos Pronatec na Unidade Remota de Curaçá-BA, além de representantes do Governo Municipal e do IF Sertão-PE. A Secretária municipal de Ação Social, Juçaria Brandão, parabenizou os concluintes e fez avaliação positiva da parceria entre o Governo Municipal e o IF Sertão-PE (Campus Petrolina-Zona Rural). “Vocês demonstraram garra e determinação. Vale frisar também que o IF Sertão tem sido esse grande parceiro, o qual vem proporcionando, aos nossos munícipes, autonomia cidadã, por meio do acesso a cursos que os capacitam para o mercado de trabalho. A Ação Social de Curaçá entende a importância desse Programa e por isso não mediu esforços para vê-lo em pleno funcionamento”, frisou Juçaria. A Secretária de Educação, Valdelina Aquino, destacou que a formação representa uma importante etapa na vida de todos os cursistas e os orientou a fazer uso do conhecimento com responsabilidade e ética. “Quando se tem vontade de trabalhar, as coisas dão certo. Os alunos que se esforçaram durante todo o curso são realmente os donos dessa festa. Vamos à luta, com fé e determinação”, conclamou o Prefeito Carlinhos Brandão. O Reitor ‘pro tempore’ do IF Sertão – PE, Ivaldo José da Silva, elogiou a gestão municipal pelo investimento na área da educação. “O seu compromisso, a sua seriedade e vontade de fazer diferente é contagiante. Talvez você, Prefeito, pudesse deixar no seu legado de gestão um pouco mais de edificações, mas pode ter certeza que nada é comparado ao que você está fazendo nessa noite de hoje, pois a construção do conhecimento ninguém tira de vocês. Essa é a primeira vitória de muitas que serão objeto de junção de forças dessa Prefeitura e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Petrolina, trazendo para esse Município, se Deus quiser, ainda muito mais cursos e programas oriundos do Governo Federal”, ressaltou o Reitor.

Foram certificados alunos de oito cursos: Tratorista Agrícola, Agricultor Familiar, Operador de Máquinas e implementos agrícolas e Operador de Caixa (1ª fase). Já na 2ª, fase foram os cursos de: Agente de Proteção Social Básica, Operador de Retroescavadeira (turma 1), Porteiro e Vigia e Montador e Reparador de Computadores. “Esse certificado é importante para nós, mas, sobretudo, o conhecimento. Ficamos satisfeitos também em perceber que a agricultura familiar está sendo reconhecida como profissão. Pensamos em, futuramente, investir na produção de doces e polpas e até formar uma associação para nossa subsistência”, disse Luiz Fernando Andrade, o qual concluiu o Curso de Agricultura Familiar.  Também participaram do Evento: Marília Reis, Jairo da Silva (equipe Pronatec em Curaçá), além da equipe do IF Sertão-PE: a Diretora Geral do Campus Petrolina – Zona Rural, Jane Oliveira; o pró-Reitor de Ensino, Adelmo Santana; o Coordenador adjunto do Pronatec, Fábio Freire; e a Supervisora do Pronatec, a curaçaense Gidalva Santos, a qual também atuou em prol da implantação dos cursos técnicos em Curaçá.  O Evento foi finalizado por volta das 22h, com um coquetel comemorativo.

Informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Curaçá 

Nenhum comentário:

Postar um comentário