18 de mai. de 2015

SITUAÇÃO DO LAGO DE SOBRADINHO É PREOCUPANTE: RESERVA DE ÁGUA TEM APENAS 21% DA CAPACIDADE

O reservatório de Sobradinho na Bahia está agonizando e seu volume útil pode ser exaurido até setembro, afirma a Agência Nacional de Águas. O cenário é tal que será necessário usar o "volume morto" para abastecer a população da Região Nordeste. Segundo reportagem do Estado de São Paulo, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) enviou ao carta ao Ibama,  afirmando que o volume de água que hoje passa pela barragem de Sobradinho tem de ser reduzido imediatamente. Caso contrário, a principal caixa d'água do Rio São Francisco verá seu volume útil chegar a zero até setembro.

"Acompanhamos a Bacia do São Francisco há 84 anos. Nunca vimos nada assim. Os primeiros meses deste ano conseguiram ser ainda piores que os do ano passado", diz João Henrique Franklin, superintendente de operação e contratos de transmissão e energia da Chesf, estatal responsável pela barragem. "Temos de reduzir a vazão. Não se trata mais de preservar só o setor elétrico, até porque a região pode recorrer à geração de outras fontes. Estamos falando de água para consumo. A questão fundamental é o abastecimento humano", completou.


Sobradinho conta hoje com apenas 21% da água total que consegue acumular, um mar de até 28 bilhões de metros cúbicos, espalhado em 4.200 km quadrados. Um ano atrás, a água armazenada no reservatório chegava a 54% da capacidade total. O Ibama acatou o pedido do ONS e da Chesf e deu uma autorização especial para Sobradinho ter sua vazão reduzida para 900 metros cúbicos por segundo (m³/s). Atualmente, a vazão está em 1.100 metros cúbicos, o que já significa um volume muito abaixo do normal. Vale lembrar que  com essa vazão, o impacto ambiental será muito grande, além de prejudicar o abastecimento e a navegação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário