25 de mai. de 2015

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO JUNINA EM CURAÇÁ

O mês de junho, em Curaçá, é marcado por três festas juninas centenárias nos distritos de: Poço de Fora (dia 6), Patamuté (12) e Barro Vermelho (22 e 23). Forrozeiros, quadrilhas, arraias, ornamentação tradicional, comidas e bebidas típicas dão o tom dos festejos juninos nessas localidades. O Governo Municipal promove tais festas dando apoio com atrações musicais, estrutura de som, palco e até banheiros químicos, carro de som, além de serviços públicos e de saúde. Os comunitários locais (religiosos, barraqueiros, comunidades escolares, associações comunitárias) é que organizam das festas juntamente com os departamentos municipais de Eventos e Cultura. 



Segundo informações de Romildo Cipriano, Diretor de Eventos, as atrações são definidas após consulta aos organizadores nas próprias localidades. “Eles escolhem as atrações juntamente com os administradores distritais. Claro que dentro do orçamento estabelecido antes pela Secretaria de Governo e para somente um dia de festa. Aí, eles trazem os nomes e a gente consulta a disponibilidade dos músicos e negocia os valores. Depois a gente planeja com eles os pontos da organização, inclusive a divulgação que é feita pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura”, explicou Romildo, o qual revelou que só em Barro Vermelho vai ter dois dias. “Dentro do mesmo orçamento, e numa reunião com representantes de Comunidade, ficou estabelecido que seriam dois dias. Aí, o recurso que pagaria atrações de destaque regional para o dia 23 foi transformado em atrações locais para o dia 22”, completou do Diretor.

Definido o Cronograma Junino, então as apresentações musicais ficaram assim: dia 6 (Poço de Fora), Júlio do Acordeon, Sérgio do Forró e Tinho do Acordeon; dia 13 (Patamuté), Forrozão Classe A e Marcelo Silva; dia 22 (Barro Vermelho), Maneiros do Forró e Amigos do Forró e Ivan Araújo; e dia 23 (Barro Vermelho), Valmirzinho do Acordeon, Marcelo Silva, Júlio do Acordeon. “Esse ano, em virtude da crise que diminui as verbas das prefeituras em todo o Brasil, tivemos que buscar soluções mais simples e com apoio das comunidades. O povo sempre tem a criatividade e anima essas festas com quadrilhas e outras apresentações. A festa é do povo”, explanou Josemário Brandão, Secretário Municipal de Governo, o qual, em nome do Prefeito Carlinhos Brandão, convidou todos os forrozeiros da região a prestigiarem as festas de junho em Curaçá, assim como a Festa dos Vaqueiros no início de julho.

“A tradição é o que move cada localidade. O romantismo, paisagem e frio de Poço de Fora. A dança cigana e a rainha do milho em Patamuté; o Arrastão da Paz e a festa até oito horas da manhã do dia seguinte em Barro Vermelho. Tudo isso merece ser prestigiado pelos curaçaenses e visitantes”, disse Maurízio Bim, Assessor de Comunicação da Prefeitura, o qual evidenciou que mais informações podem ser buscadas na fan page da Instituição no endereço abaixo.

https://www.facebook.com/pages/Prefeitura-de-Cura%C3%A7%C3%A1BA/221710711322362


Informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Curaçá 

Nenhum comentário:

Postar um comentário