22 de dez de 2014

AÇÕES DE SAÚDE MARCAM SEGUNDO ‘ENCONTRO DE FEIRANTES’ DE CURAÇÁ



No mês em que o Mercado Municipal de Curaçá completou 60 anos de existência, estão sendo realizados diversos momentos festivos. Na manhã dessa segunda-feira (22), aconteceu o segundo ‘Encontro de Feirantes’, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio de equipes das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica, que ofertaram diversos serviços, a exemplo de aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar e ainda alertaram sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s).

O Evento teve início por volta das 10h e chamou a atenção de quem foi à Feira fazer compras. “Sempre venho ao Mercado e hoje me deparei com essa ação. Aproveitei para medir a taxa de açúcar do sangue; fiquei satisfeita, pois o resultado foi positivo”, comentou a dona de casa, Ângela Maria Nunes, que fez o teste de glicemia capilar. Enfermeiros e Agentes de Saúde se revezaram, por meio do recurso do carro de som, prestando esclarecimentos sobre as DST’s: Aids, Hepatite B, Condiloma Acuminado (verruga genital), entre outras. “Esse também é o mês de combate à Aids, transmitida pelo vírus HIV, e queremos alertar a todos sobre a prevenção, que é a forma mais eficaz de não adquirir o vírus. Também estamos distribuindo preservativos, que são essenciais nas relações sexuais”, orientou a Enfermeira Sandra Possídio. Foram distribuídas uma média de 1.400 camisinhas, além de cartilhas e ribanas com mensagens de sensibilização. “É importante uma iniciativa assim, pois mobiliza a sociedade sobre questões importantes ligadas à saúde”, disse a jovem Amanda Janaína (19).

Ainda durante o Encontro, houve homenagem à feirante mais antiga do Mercado Municipal, Odília Gonçalves. “Ela já está com mais de 90 anos de idade e não pôde estar presente, por motivos de locomoção, mas está representada com uma foto no nosso mural e por suas filhas, que até hoje trabalham aqui no Mercado. Ficamos felizes com mais esse momento, sabemos que a Feira faz parte da história de Curaçá e as festividades terão continuidade. A partir do dia 26, estaremos fazendo um sopão, intitulado como ‘Sopão da Sexta-feira’, e distribuindo para todos o que vierem à Feira, em especial às pessoas mais carentes”, ressaltou a Coordenadora do Mercado, Kalina Martins.  Também houve participação do Grupo de Capoeira ‘Redimidos’ e do Aboiador Durval Santos. O Evento foi finalizado ao meio dia.

Informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Curaçá

Nenhum comentário:

Postar um comentário