21 de nov. de 2014

REVISTA CURA’SAAE EXIBIRÁ REPORTAGEM ESPECIAL SOBRE A ADUTORA DO FORRÓ




O Sistema Integrado de Abastecimento de Água – SIAA, mais conhecido como Adutora do Forró, deve beneficiar logo mais de 18 mil pessoas nas localidades de Barro Vermelho e Poço de Fora (Sede e Esfomeado), distritos de Curaçá, isso já na primeira etapa do Projeto. Sem dúvida, a estrutura em que se assenta esse sistema é uma das maiores obras de saneamento básico em volume de investimentos da história de Curaçá. A Obra, dos governos Federal e Estadual, beneficiou também o Distrito de Pinhões, em Juazeiro-BA e a cidade de Curaçá atingindo um volume de recursos superior a 17 milhões de reais.

A Revista Cura’Saae, criada em 2008 pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE de Curaçá,  acompanhou todo o processo de implantação do SIAA, desde os sonhos de água do Rio São Francisco em Barro Vermelho, passando pela justificativa e  ideia original do sistema até sua inauguração. Os passos dessa reportagem especial foram construídos por meio de matéria da Revista, entrevistas e pesquisas. Os personagens e suas contribuições estão mais ou menos distintos em cada fase. Alguns documentos e fotos também estão sendo disponibilizados para essa grande reportagem.

A Reportagem foi dividida em 5 capítulos que serão publicados durante a próxima semana. Eles trazem seguintes subtemas: O sonho de água do Velho Chico em Barro Vermelho; Os movimentos sociais e a luta por abastecimento de água na bacia do Rio; Os ecos dos movimentos são ouvidos pelo Governo Federal; Do planejamento à execução da Adutora do Forró; A inauguração e início do funcionamento.

A elaboração desse texto é do mês de setembro, quando a Obra foi inaugurada pelo Governador Jacques Wagner, com algumas inclusões mais atuais e informações de bastidores. A Revista Cura’Saae espera que os leitores apreciem essa leitura, de segunda (24) até sexta (28).

Informações de Maurízio Bim, Revista Cura’Saae
Fotos: Arquivo Revista Cura’Saae – 1) vaqueiro acompanha obras; 2) Inauguração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário