17 de out. de 2014

CENTENAS DE FIÉIS SÃO ESPERADOS PARA A ROMARIA DA GRUTA DE PATAMUTÉ

A Paróquia Bom Jesus da Boa Morte e São Benedito, situada na cidade de Curaçá-BA, estará celebrando, nos próximos dias, a Romaria da Gruta de Patamuté em homenagem ao Sagrado Coração de Jesus. O distrito de Patamuté está localizado a 84 km da sede do município de Curaçá.

Os ritos eucarísticos terão inicio no dia 31, na Gruta de Patamuté, com uma missa de recepção aos romeiros, às 19h30min, em frente ao galpão dos romeiros. A gruta está situada a 18 km da sede do distrito.

No dia 01 de novembro, data em que também é comemorado o Dia de Todos os Santos, a programação da Romaria continuará por toda a manhã. Haverá missas às 6h,  8h e 10h no interior da gruta, para oportunizar os romeiros(as) a experiência de Jesus Cristo na Palavra e na Eucaristia.

O celebrante  Padre João de Sena, juntamente com os demais coordenadores do evento,  convidam todos os romeiros das paróquias próximas a Curaçá para estarem presente em mais um ato de devoção e fé. “A Romaria da Gruta de Patamuté é um momento em que podemos fortalecer nossa caminhada na luta por um mundo melhor. Por isso  convidamos todos os romeiros das cidades circunvizinhas como Abaré, Rodelas, Glória, Chorrochó, Macururé, Canudos, Cansanção, Uauá, Sobradinho, Juazeiro, Monte Santo, Euclides da Cunha e os demais municípios, a estarem conosco nessas Celebrações Eucarísticas”, ressalta.

A Gruta de Patamuté 

De acordo com o sociólogo Esmeraldo Lopes, no livro Caminhos de Curaçá, a Gruta de Patamuté foi descoberta no final do século XIX pelo padre missionário Pedro Cavalcante Rocha, que era pregador das Santas Missões. Entre os anos de 1905 e 1914 o padre Manoel Félix iniciou a Romaria da Gruta de Patamuté, o que se tornou um dos eventos religiosos mais expressivos no município de Curaçá. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário