12 de set. de 2014

AÇÃO SOCIAL DE CURAÇÁ ATENDE IDOSAS EM SITUAÇÃO DE DIREITOS VIOLADOS

O Governo Municipal de Curaçá, por meio da Secretaria de Ação Social e Cidadania (SMASC), prestou atendimento a duas idosas da Fazenda Esfomeado, localizada no Distrito de Poço de Fora, a 74 km da Sede. Amara Domingues Félix (83) e Rosa Domingues Félix (78), foram encontradas, de acordo com informações da SMASC, em situação de abandono e violação de direitos, durante busca ativa realizada por profissionais da Equipe Volante I do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), em abril do ano passado. A partir desse período, a gestora da SMASC, Juçaria Brandão, e equipe técnica da Secretaria passaram a assistir as idosas com vestuário e cestas básica (encaminhamentos do Benefício de Prestação Continuada - BPC); sendo acionado também o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Nos últimos meses, foi construída uma nova residência para as irmãs, em parceria com comerciantes locais. 
 Conforme relatos da equipe SMASC, a casa que as idosas residiam estava com a estrutura totalmente comprometida e possuía muitos insetos, como barbeiro, além de morcegos. “Acionamos a Vigilância Epidemiológica, mas fomos informados que era impossível a retirada de morcegos, mesmo com borrifação. Então, começamos um trabalho de conscientização propondo às idosas uma nova moradia, pois elas resistam em morar naquela casa, sem as mínimas condições de sobrevivência”, ressaltou Juçaria, acrescentando que foi encontrada uma sobrinha das idosas e seu esposo (Márcia e Dodó), que concordaram em ceder um terreno na propriedade deles para a construção da nova residência. “Sensibilizamos os comerciantes da nossa Cidade e toda a nossa equipe de trabalho para que as vidas de Amara e Rosa fossem transformadas. Esta não é só uma atitude que devemos ter enquanto profissionais, mas uma questão humanitária, cabendo essa responsabilidade a cada um de nós enquanto seres humanos”, enfatizou a Secretária.


Ainda de acordo com informações da SMASC, foi realizado estudo de caso pela Equipe Volante I e acompanhamento familiar, a cada 15 dias, com Amara e Rosa, desde o ano passado; além de cadastro no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e inserção no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. “A Equipe CREAS fez o processo de curatela das mesmas para conduzir com a demanda do BPC, inclusive com visitas das idosas à Curaçá, no mês de agosto. A próxima ida será ao Instituto Nacional de Segurança Social, o INSS de Juazeiro, para entrevista e entrada no benefício assistencial”, explicou Elieusina Rodrigues, Assistente da SMASC.

A Assistente Social da Equipe Volante I, Kiara Alves, acompanhou as idosas desde o início da busca ativa e se disse gratificada. “É um momento importante da profissão, quando percebemos o resultado do trabalho, principalmente no que tange às questões de garantia de direitos”, disse a Assistente Social. “Não podemos deixar de agradecer aos comerciantes das empresas Rede Erguer/Profértil, Assis Móveis, Cerâmica São Benedito, Maco-Agro, aos pedreiros que, com muito carinho, construíram esse novo lar e a todos que contribuíram de alguma forma, assegurando melhor qualidade de vida para Amara e Rosa e chamando também a responsabilidade aos seus familiares e a toda a comunidade da Fazenda Esfomeado, para se envolverem em causas como essas”, concluiu Juçaria Brandão.

Informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Curaçá

Nenhum comentário:

Postar um comentário