31 de jul. de 2014

SAÚDE NA ESCOLA EM CURAÇÁ: ALUNOS SÃO BENEFICIADOS COM ÓCULOS DE GRAU

Mais de 30 estudantes curaçaenses foram beneficiados na tarde de hoje (31) com óculos de grau. A iniciativa faz parte da Estratégia ‘Saúde em Movimento’, da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia, vinculada ao Programa Saúde na Escola (PSE), que visa a promoção da saúde de crianças e adolescentes da rede pública de ensino, sendo uma realização dos Ministérios da Saúde e da Educação, em parceria com os Municípios. A entrega dos óculos foi marcada por comemoração de pais e alunos e também estiveram presentes: a Secretária de Educação, Valdelina Aquino; o representante da Secretaria Estadual de Saúde, Renato Jorge de Santana; o Secretário de Governo, Josemário Brandão; a Coordenadora do PSE no Município, Sandra Possídio e a representante da Secretaria Municipal de Saúde, Roseny Barreto.

Sandra Possídio ressaltou que, antes de receberem os óculos, 476 alunos das escolas municipais Ivo Braga, Chapeuzinho Vermelho, Caminho da Cidadania, Caminhos do Aprendiz e Scipião Torres participaram de avaliação oftalmológica, realizada por equipe da Saúde da Família e Agentes de Saúde do Município, no mês de março. “Só os 148 estudantes, que foram diagnosticados com alguma alteração, passaram pelos médicos oftalmologistas, da Secretaria Estadual, e 36 precisaram usar óculos”, explicou. “Um ponto bem positivo é que os estudantes puderam escolher os óculos que eles quisessem e se sentissem bem e hoje estamos satisfeitos fazendo essa entrega e convictos de que contribuímos para diminuir a evasão escolar”, comentou Renato Jorge.  Valdelina Aquino ressaltou a importância do Programa para o Município. “Essa iniciativa é essencial para essas crianças e jovens de Curaçá. Quero agradecer a todos os que contribuíram e pedir às mães presentes que observem os filhos, para que eles utilizem os óculos de forma correta”, disse. “O Prefeito Carlinhos Brandão não pôde estar presente, mas pediu que eu dissesse que o Município estará sempre aberto para parcerias dessa magnitude, que só fazem bem à população”, frisou Josemário Brandão.

Os pais e os alunos demonstraram satisfação. “Eu não sabia que minha filha tinha problema de visão e foi através desse projeto que foi descoberto. Fiquei muito feliz e sei que se o tratamento for feito corretamente, o problema pode ser corrigido ainda na infância”, disse Nair Pereira, mãe da estudante Maria Eduarda dos Santos, da Escola Caminho da Cidadania. “Minha filha dizia que tinha dores de cabeça, mas eu nem sabia o motivo; o projeto é ótimo”, avaliou Joelma Gomes, mãe de Vitória Hábila Gomes, que se disse realizada com os novos óculos. “Estou pulando de alegria, pois agora consigo enxergar melhor”, comentou a estudante da Escola Chapeuzinho Vermelho.

Conforme dados do PSE em Curaçá, o Município aderiu ao Programa desde o ano passado e mais de mil estudantes já foram beneficiados com outros serviços: avaliação da visão, da fala, da audição e bucal, antropométrica (peso e altura) e ainda vacinação.

Informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Curaçá

Nenhum comentário:

Postar um comentário