20 de mai. de 2014

CURAÇÁ PROMOVE CAMPANHA CONTRA ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL

O município de Curaçá é um dos inseridos na ‘Campanha Nacional contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes’. Com a temática “Faça bonito. Esquecer é permitir, lembrar é combater. Proteja nossas crianças e adolescentes!”, a campanha tem mobilizado a sociedade curaçaense com: caminhadas, blitz e distribuição de folders de sensibilização. A realização é do Governo Municipal, por meio da Secretaria de Ação Social e Cidadania (SMASC) e rede sócio assistencial: Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência de Assistência Social Especializado (CREAS), Conselho Municipal de Ação Social (CMAS), Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), além do Conselho Tutelar, o Ministério Público e Polícia Militar.

A Campanha teve início na quarta-feira (14), com caminhada de sensibilização em Riacho Seco. Na tarde de ontem (18), aconteceu o Dia D da Campanha, na sede do Município, onde também houve caminhada. A concentração foi na Praça Monsenhor José Gilberto Luna e seguiu pelos bairros Curaçá 1, Adolfo Viana e Centro. Em todo o percurso, os participantes falaram, por meio de carro de som, sobre a importância de se combater o abuso e a exploração sexual. “Nós não estamos aqui para comemorar, mas alertar. O dia 18 de maio surgiu devido à menina Araceli, que foi assassinada violentamente nessa mesma data, em 1973, no Espírito Santo. Ela foi encontrada com marcas profundas de violência e abuso sexual. Esse momento é de reflexão, para que a sociedade participe desse enfrentamento, denuncie e ajude a proteger nossas crianças e adolescentes”, enfatizou a Secretária de Ação Social, Juçaria Brandão. “A exploração sexual é um mal que vem crescendo a cada ano e a gente vem para as ruas tentar combater. Ela acontece não só na rua, mas também dentro das casas. É preciso que a família esteja em alerta e não tenha medo de denunciar”, ressaltou Emerson Leitão, do Conselho Tutelar. A Psicóloga do CREAS e Presidente do CMDCA, Sandra Jussara da Silva, pontuou quais são os sinais do abuso e da exploração sexual. “Os mais comuns são: dificuldade de caminhar e dormir, dores e inchaços nas áreas genitais e anais. Há também sinais comportamentais, como vergonha em excesso, faltas freqüentes à escola e choros sem causa aparente. Os pais, familiares e até educadores precisam estar atentos”, orientou a Psicóloga.

A Caminhada finalizou na Praça de Eventos, onde foi feito grande círculo e os presentes puderam se pronunciar sobre a Campanha. “Atenção, pai, mãe ou responsável, vamos zelar pelos nossos filhos, pois é nossa obrigação. A responsabilidade não é só da Secretaria de Ação Social ou das escolas. Vamos abraçar essa causa”, comentou Kalina Martins, a qual falou em nome das mães. A Conselheira Tutelar, Simone França, informou sobre as formas de denúncia. “O abuso e a exploração podem ser denunciados na delegacia de Polícia Militar, no Ministério Público, na Polícia Civil, pelo disque 100, no Conselho Tutelar ou no CRAS e no CREAS”, disse.  Também marcaram presença na Caminhada os Secretários municipais: Valdelina Aquino (Educação), Tamires Brandão (Saúde) e Jaironilton Dantas (Administração e Finanças) e o Vereador Wanderley Loureiro. Houve ainda apresentação do Grupo de Capoeira ‘Redimidos’.

A Campanha segue até o dia 23 de maio.  Na manhã de hoje (19) houve blitz, com a entrega de folders e adesivos, no Centro da Cidade. Já no dia 23 acontece Caminhada em Mundo Novo, a partir das 16h.


Informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Curaçá 

Nenhum comentário:

Postar um comentário