14 de set. de 2013

PLANO LOCAL DE HABITAÇÃO É DISCUTIDO EM CURAÇÁ

Com o intuito de traçar diretrizes para a elaboração do PLHIS (Plano Local de Habitação de Interesse Social), aconteceu na manhã de ontem (13), na Prefeitura Municipal, prédio do Calçadão, uma reunião onde estiveram presentes: o Secretário de Governo, Josemário Brandão; o Secretário de Desenvolvimento Rural, Luiz Barros, acompanhado de representante do Departamento e Meio Ambiente; o Secretário de Infraestrutura, Pedro França; a Secretária de Educação, Elaine Franco; o Chefe do Departamento de Planejamento, Givaldo Lopes; o Chefe do Departamento de Inconteciosos, Genilson Araújo, e também representantes das Secretarias de Saúde, Larissa Araújo; de Ação Social, Karina Fonseca; e de Administração e Finanças, Aline Reis. 

O Evento teve início por volta das 9h, sendo coordenado pela Arquiteta Urbanista Rosenilda Souza, pela estudante de Serviço Social, Rosana Cerqueira e por Irapoan Ferreira, que compõem a Empresa ‘D. Alves Carlos’, que está atuando na área habitacional no Município. Rosenilda ressaltou que o PLHIS é um instrumento do Ministério das Cidades para organizar e direcionar a questão da habitação dentro dos municípios. “A gente vem atuando aqui desde a gestão anterior e sabemos que existe uma deficiência em habitação dentro de Curaçá. Nessa reunião, juntamente com as secretarias, a gente articula as ações que serão realizadas para conseguir o recurso federal e então poder atender as demandas mais urgentes nesse setor; mas isso só é possível através da elaboração do PLHIS”.

Conorme Rosana Cerqueira, o PLHIS é composto por três partes: estratégia, que consiste na forma como o plano será desenvolvido; diagnóstico, que é conhecer a situação habitacional de um município, e metas e ações estratégicas, que abrange o conjunto de ações que serão realizadas para sanar os problemas encontrados. “Curaçá está na segunda parte da construção do PLHIS. Depois do plano totalmente elaborado, será apresentado junto ao poder executivo e então enviado ao âmbito federal”. De acordo com o Secretário Pedro França, que também exerce e função de Presidente do Conselho de Habitação do Município, “um sistema operacional mal realizado pode gerar consequências ruins no futuro. Precisamos ficar atentos para manter um programa de qualidade, com divisão igualitária e justa”, ressaltou.

Irapoan enfatizou a importância das parcerias para que haja avanços no setor habitacional. “Esse trabalho é feito a mãos. Os municípios não atuam sozinhos, mas em parceria com a esfera federal, para beneficiar a população”. Na ocasião, Irapoan aproveitou para dar uma boa notícia aos curaçaenses. “Esse semestre, provavelmente ainda esse mês, estaremos iniciando a construção de 43 unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida II, que serão feitas próximo às Casas Populares. Já estou aqui com ordem de serviço para o Prefeito assinar”, concluiu.


Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Curaçá



Nenhum comentário:

Postar um comentário