4 de set. de 2013

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE CURAÇÁ EMITE NOTA DE REPÚDIO AO VEREADOR THEODOMIRO MENDES

Em e-mail enviado a este Blog, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Curaçá emitiu Nota de Repúdio referindo-se ao discurso do Presidente da Câmara de Vereadores, o edil Theodomiro Mendes, durante a Sessão Ordinária da última segunda-feira, quando destacou "erros" em matéria assinada por aquele Departamento.

Confira a Nota na íntegra:

"Nota de Repúdio ao Vereador Theodomiro Mendes
A respeito de ataque contra a Assessoria de Comunicação

Curaçá, 4 de setembro de 2013.

A Assessoria de Comunicação dessa Prefeitura de Curaçá publica essa Nota de Repúdio à forma desrespeitosa como o Órgão foi tratado pelo Presidente da Câmara de Vereadores na última sessão, do dia 2 de setembro desse ano, quando o vereador tachou de “Trapalhada do Governo” uma matéria a respeito de “Audiência sobre Habitação Rural”, publicada por essa Assessoria na semana passada.

De fato, a Matéria em questão trouxe poucas informações, foi feita sem respeitar o método de construção de notícias padrão da Assessoria e que é constantemente cobrado dos funcionários desse Órgão. A matéria também trazia dados falsos e omitiu algumas informações. Assumimos todo o ônus dos “erros” e “equívocos” da matéria “avaliada” pelo vereador Theodomiro Mendes. Mas, queremos deixar claro que não foi uma “Trapalhada do Governo”. E quem fez a matéria já foi afastado da Assessoria por diversos motivos, antes das colocações do Vereador; principalmente por não atender aos procedimentos padronizados da Assessoria.

O erro, o equívoco, a omissão de informações são comuns em todas as matérias, assim como em qualquer ação humana, pois todo humano é falho. Quando o vereador Theodomiro Mendes errou em falar que foi a CERB que consertou o dessalinizador de Patamuté há três anos parado, sendo que o Saae foi o executor e financiador do serviço, a Assessoria entendeu como um “erro”, “equívoco” e “falta de informação” do vereador e não uma “Trapalhada da Câmara”, mesmo porque o colega Wanderley Loureiro rebateu o equívoco do Presidente imediatamente na mesma sessão apresentando matéria da Revista Cura’Saae sobre o assunto. Da mesma forma, aconteceu que Theodomiro Mendes disse que a responsabilidade pela qualidade da água dos pipas é do Saae em todo o Município, contrariando o que diz a Portaria Nº 518 do Ministério da Saúde, na Secão IV, especialmente nos Artigos 8º, 9º e 10º, que estabelece o responsável pela qualidade da água de pipas, no caso o Responsável pela Operação. Nesse caso, o vereador Januário Brandão já chamava a atenção de Mendes, mesmo assim ele sustentou, em sessão, sua afirmativa, que, no caso, foi mais uma vez equivocada. Mesmo assim, a Assessoria, nas publicações entendeu isso, como já foi dito, um equívoco e não uma “Trapalhada do Legislativo”.
Ficou a surpresa dessa “Avaliação Equivocada” uma vez que o próprio Assessor de Comunicação, Maurízio Bim, já tinha reconhecido o erro verbalmente ao próprio Presidente da Câmara, assim como foi feito ao Secretário do Sindicato dos Trabalhadores Rurais – STR de Curaçá, Sr. Sivaldo Manoel, o qual teve uma atitude respeitosa quanto à Assessoria: fez os reclames, sugeriu mudanças e comunicou que iria fazer uma matéria para o Blog do STR da maneira que ele achasse mais correto, com mais informações e corrigindo dados, o que foi bem acolhido pelo Assessor de Comunicação da Prefeitura. O fato é o mesmo, mas as decisões do Presidente e do Secretário foram bem diferentes. Nós, que fazemos a Assessoria, repudiamos a primeira e elogiamos a segunda atitude. E elogiamos porque aceitamos sugestões, inserções nas matérias da Assessoria. Inclusive já aceitamos, várias, do próprio vereador Mendes noutras ocasiões, valendo ressaltar que em algumas até divulgamos as contribuição dele, pois fazemos uma Assessoria Pública e não de uma governo, de uma pessoa ou de um grupo fechado, obscuro.

Nesses oito meses de trabalho do grupo atual que gerencia a Assessoria já foram publicadas centenas de matérias entre: notas, notícias, avisos, convites. Em oito meses, nós desafiamos, qualquer outro trabalho nessa Assessoria com um quantitativo semelhante. Aliás, desde que foi criada, em 2005, a Assessoria não tem de lá até o ano passado mais publicações que as feitas nesses oito meses se somarmos as apresentações em slides, vídeos, gravações em áudio, cartazes, folderes e cartas circulares. Também, é a primeira vez que se trabalha com base em um Plano de Comunicação, profissional, técnico, sem amadorismo. Quem se adapta a ele, continua trabalhando na Assessoria, quem não quer, infelizmente sai, pois o foco é cumprir o real papel da Assessoria: controlar o fluxo de informações e proteção (potencialização) à imagem da Instituição. Mesmo com o Plano, erros irão sempre acontecer e serão corrigidos. Abertura às críticas, sugestões serão sempre aceitas, mas tudo com base no respeito.

Apesar de repudiarmos a atitude do Edil, e lamentarmos profundamente os comentários em questão, continuaremos sempre respeitando Theodomiro Mendes, a Câmara e todos que fazem parte do Poder Legislativo. Não entramos nessa de desrespeito entre poderes. Estamos convictos do nosso compromisso com o povo e com a democracia. Exigimos respeito porque não aceitamos ser tachados de “Trapalhões”. Somos profissionais e contribuímos com o processo público fazendo jus ao pagamento que recebemos da população. Contribuímos com o Governo divulgando, especialmente as obras e serviços. Temos falhado em divulgar tudo, pois são tantas coisas positivas que nem conseguimos dar conta de divulgar. Contribuímos inclusive com a Câmara disponibilizando informações de ações do Governo, registrando a participação dos vereadores em eventos diversos, sem receber qualquer agradecimento por isso; e nem é nosso objetivo. Mas queremos algo melhor: o respeito. E fazemos uma sugestão: antes de condenar uma Assessoria de Comunicação e todo seu trabalho (e ainda estender a todo um Governo), melhor seria juntar todos os demais trabalhos e fazer uma avaliação metódica do geral. Temos certeza que os percentuais de trabalhos acertados/positivos ultrapassam os 95%.

Não sei qual foi o objetivo de Theodomiro Mendes nesses comentários equivocados, aqueles para além da crítica construtiva, mas entendemos que ele precisa disso para se satisfazer, pelo contrário não o faria. E é preciso entender que não existem conflitos entre comunicadores da Assessoria e o Vereador, pelo contrário, sempre houve e há um contato respeitoso, por isso nos surpreendeu a “Avaliação” sem procedimentos do Edil. Continuaremos dando o respeito com resposta, nada particular, da mesma forma que fazemos com membros de outros poderes, de situação, de oposição etc. Não faremos diferente do que viemos fazendo ao longo dos oito meses. Mesmo que continue o desrespeito, responderemos com o respeito. Pois não enxergamos outra forma. E não lamentamos não vislumbrarmos outra maneira, pelo contrário, nos orgulhamos disso: manter o respeito ainda que sejamos tachados de “Trapalhões”. Mesmo porque o rótulo não cabe a essa Assessoria. Estamos prontos a divulgar todo o conjunto de serviços prestados por essa Assessoria ao Município em qualquer lugar, inclusive na Câmara, desde que sejamos convidados. Doutra forma, solicitaremos que essa Nota seja lida em Sessão Ordinária da Câmara, por um vereador que sempre respeitou a Assessoria, que até agora são 12 dos 13. Nos mais, é erguermos a cabeça e seguir nosso caminho.

Atenciosamente,

Funcionários da Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Curaçá/BA"

O Boletim Curaçá se coloca a disposição para possível resposta da parte citada.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário