28 de fev. de 2012

SAAE DE CURAÇÁ: 49 ANOS DE SERVIÇO PRESTADO A COMUNIDADE


O Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE de Curaçá foi criado em 28 de fevereiro de 1963 por Lei Municipal Nº 01, projetada pelo então vereador José Félix Filho, o qual hoje dá nome ao Escritório Central da Empresa na Avenida Dr. Pedro Santos Torres, na cidade de Curaçá. A Lei foi regulamentada pelo Decreto Nº 05/1965, o qual foi instituído pela mesma pessoa que projetou a criação do SAAE dois anos antes: José Félix, nesse momento como Prefeito Municipal.

O primeiro funcionário foi Ponciano Rêgo, o qual relatou que os serviços basicamente eram: abastecimento de água e ligações de rede. “No início o funcionário fazia tudo, até cavar rede no braço”. Ponciano também empresta nome a um prédio do SAAE: o da Estação de Tratamento de Água da Sede.

Desde sua criação, o SAAE foi administrado pelo Ministério da Saúde, através da Fundação SESP (FSESP), do Serviço de Saúde Pública e mais recentemente da Fundação Nacional de Saúde (FNS ou FUNASA). Nesse período, os diretores do SAAE eram os mesmos de Juazeiro e região. A partir de 1998 a administração do SAAE foi municipalizada e Ponciano passou a ser o Diretor da Autarquia até 2003 quando assumiu Rosendo dos Santos. Em 2005 até 2006, o Diretor foi Hérlon Burgo. Em 2007, foi Dione Félix; em 2008 gerenciaram a Empresa, Maurízio Bim e depois Jean Marcelo Aquino; de 2009 até agora, Roque Soares administra o SAAE.

De Ponciano até hoje em dia, muitos funcionários passaram pela Empresa. Alguns chegaram por indicação do Gestor, outros fizeram teste de aptidão em 1983 ou os concursos públicos de 2001 e 2006. Atualmente, são 34 funcionários, boa parte sindicalizada desde 2006, atuando em diversos setores na Sede ou nos outros quatro distritos (Patamuté, Poço de Fora, Barro Vermelho e Riacho Seco) e em três povoados (São Bento, Pedra Branca e Mundo Novo).

Já são 5.817 clientes (45% da população do Município) sendo atendidos diretamente com água potável encanada, sem contar o abastecimento de pipas. A Sede e o distrito de Riacho Seco são atendidos também com serviços de coleta, tratamento e destinação final de esgotos. Esse atendimento pode chagar a 100% nessas localidades e se expandir nos próximos anos com os investimentos do Programa Federal de Aceleração do Crescimento, o qual deve beneficiar também o abastecimento de regiões de Sequeiro como Barro Vermelho e Poço de Fora com água tratada encanada. Além disso, 20 sistemas de tratamento e abastecimento de Água Potável, do Programa Água para Todos, já estão em fase final de implantação, podendo serem concedidos ao SAAE, beneficiando mais de 50 comunidades da beira do Rio.

São muitos os desafios para o presente e futuro: aprovar Lei de Saneamento Municipal, aplicar Plano de Cargos e Carreiras dos Funcionários integralmente, organizar sua estrutura administrativa em padrões contemporâneos, impulsionar a Comunicação Empresarial, ampliar os serviços a todos os curaçaenses, modernizar e deixar autônomos os setores de serviços, manutenção e arrecadação.

Já são 49 anos de serviços prestados à Comunidade, de experiências e de vontade de prosseguir, mesmo diante de várias barreiras e diversas dificuldades. Não há estabilidade ou segurança. Só a história não é o bastante para garantir a continuidade e progresso da Empresa. O futuro deve mostrar: os erros, acertos, caminhos e aprendizados novos. Porém não dá mais para pensar Curaçá sem o seu SAAE, por isso parabéns, pelos seus 49 de existência!     

Texto e Foto: Maurízio Bim
ASCOM - SAAE 

Nenhum comentário:

Postar um comentário