14 de jun. de 2013

PATAMUTÉ FESTEJA SEU PADROEIRO SANTO ANTÔNIO

O dia de Santo Antônio é comemorado em 13 de junho. Patamuté, que é Distrito de Curaçá, tem um motivo especial para celebrar. É que Santo Antônio é o Padroeiro do lugar. Foram 13 dias de festa religiosa, de 1º a 13, onde cada dia foi coordenado por uma família do Distrito. A culminância do evento aconteceu entre 12 e 13 de junho, com o apoio da Igreja local, da Prefeitura Municipal de Curaçá e de muitos filhos de Patamuté residentes ou moradores de outras localidades.  
A noite do dia 12 começou com Missa, celebrada pelo Padre João Mendes, da Paróquia de Curaçá, e coordenada pela família Brandão. Os fieis cantaram, rezaram e apresentam suas preces a Santo Antônio. Depois da Missa, houve apresentações de quadrilhas das Escolas Municipais Ivo Braga, de Curaçá, e Otaviano Matos, de Patamuté, além da Dança Cigana, apresentação típica local, e também foi escolhida a Rainha do Milho (fotos superiores e centrais).
Clique na foto para expandir
Assistiram às apresentações (foto inferior esquerda) o Prefeito Carlinhos Brandão; a primeira dama, Jussara Brandão; Cleber Brandão; Jaironilton Dantas, Secretário de Administração e Finanças; o Promoter Jackson Prado, que estava à frente da organização do Evento; o Vereador Teodomiro Mendes e a Representante Política de Patamuté, Clésia Sá. “Nós conseguimos o apoio da Prefeitura Municipal para fazer essa grande celebração. A festa está maravilhosa”, avaliou Clésia. O Prefeito também não escondeu a alegria de estar participando das festividades. “Eu sou filho de Patamuté. É uma emoção muito grande estar participando dessa festa, que nos possibilita um reencontro com Santo Antônio e com os amigos”, ressaltou Carlinhos Brandão.
A quarta-feira (12) terminou com as apresentações musicais de Forrozão Classe A e Zezinho da Ema.

Ontem (13), o último dia de celebrações ao Santo Casamenteiro, começou por volta das 5h da manhã, com a Alvorada. Os fogos anunciaram o início das festividades e um carro de som convocou todos os devotos do Santo a se concentrarem na porta da Igreja Local. Às 10h houve missa festiva. As atividades não pararam por aí. No início da tarde, por volta das 14h, houve Batizado. Às das 16h deu-se início à Procissão (foto inferior direita), onde os fieis saíram às ruas em atitude de veneração a Santo Antônio.

Ascom PMC

3 comentários:

  1. Gosteii muitoo da festa de Santo Antonio em Patamute tava muito bom pena que a aluna Andrienne não ganhou a Rainha do Milho ficou em segundo 2° lugar e era a mais bonita!

    ResponderExcluir
  2. coitada, quem sabe outa vez né só naõ com este prefeito porque pelo que vejo, na internet, ele naõ ganha mais nem pra caçambeiro, quato mais pra prefeito.

    ResponderExcluir
  3. Patamuté estava precisando de um governamento voltado para questões culturais, que com o tempo foi perdendo por abandono.

    ResponderExcluir