17 de jun. de 2013

NOITE DOS VAQUEIROS EM BARRO VERMELHO É PRÉVIA PARA TRADICIONAL FESTA DE SÃO JOÃO DO DISTRITO

Nesse sábado (16) os vaqueiros foram os homenageados na primeira noite da Novena do Padroeiro, São João Batista, do Distrito de Barro Vermelho em Curaçá (BA). Dezenas de heróis do sertão participaram das brincadeiras, do desfile e também da cerimônia religiosa na Igreja de S. João. De acordo com o vaqueiro Agamenon, um dos organizadores de vaqueiros, a homenagem acontece na Novena a mais de 50 anos.

Durante o dia, os vaqueiros de toda a região de Curaçá, se reuniam. Tiravam aboios e faziam homenagens. À tardinha, se juntaram à beira do Riacho d’Ema, a 300 metros do Distrito, onde iniciaram o desfile por todas as ruas do Distrito. Na frente os vaqueiros totalmente encourados, isto é, vestidos com a roupa que lhes é peculiar: feita de couros para protegê-lo das armadilhas naturais da caatinga. O desfile terminou ao lado da Igreja onde houve mais homenagens a vaqueiros já falecidos, a vaqueiros mais antigos e aos organizadores do Evento, os quais distribuíram camisa promocional, brindes e até utensílios necessário ao trabalho vaqueirano.

Logo após, os vaqueiros se juntaram aos demais religiosos e participaram da Novena que teve ofertório evidenciando as vestes dos vaqueiros. A cerimônia religiosa terminou com o canto do Hino a São João. Após, houve uma apresentação da Banda Filarmônica de Abaré, de frente à Igreja. “É a culminância de um projeto da Funarte que possibilitou a vinda de diversos instrumentos musicais para a Banda Filarmônica 15 de Março, de Barro Vermelho. O projeto é de autoria de Fernando Ferreira, ex-diretor de cultura de Curaçá. Agradecemos a ele, também a todos que apoiaram esse momento, como a Prefeitura de Curaçá que trouxe a Banda de Abaré”, disse Uilton Martins (foto inferior direita) durante a cerimônia em que se apresentou os instrumentos musicais recebidos.


Por fim, os vaqueiros e o público em geral acompanhou o show de Izaltino do Acordeon (foto central) na Praça São Márcio, sendo essa uma prévia dos festejos de São João que acontecem nos próximos dias 22 e 23 de junho, no “Arraiá dos Forrozeiros”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário