22 de abr. de 2013

CORRIDA DE ARGOLINHA ANIMOU VAQUEIROS E SIMPATIZANTES NO ÚLTIMO FINAL DE SEMANA EM CURAÇÁ


A Associação de Vaqueiros e Pecuaristas de Curaçá – Avapec realizou a 2ª edição da sua Corrida de Argolinha, na tarde/noite desse sábado 20/4, no espaço da sua Sede, com participação de vaqueiros dos municípios de Curaçá, Casa Nova e Juazeiro (Carnaíba, Perímetro Irrigado de Curaçá e Maniçoba). Mais de duzentas pessoas acompanharam o Evento, o qual foi organizado pelo vaqueiro Gildásio Dias, Irinilza Santos, e pelo o presidente da Entidade, Seo Luiz da Veneza e equipe da Avapec. 

A Corrida teve categorias: amador (não premiada) e profissional. A premiação deu um total de R$ 1.300,00 (mil e trezentos reias) e troféu, sendo premiados os vencedores do primeiro ao quinto lugares. Numa corrida de argolina a dois, em resumo, a dupla de vaqueiros montados deve colocar as lanças (de 20 cm), que cada um leva na mão desde o início da pista, e pôr dentro da argolinha, retirando-a da haste de madeira (foto superior) que fica no meio da pista e depois exibir as argolinhas arrancadas ao juiz (foto superior direita). Caso um ou os dois vaqueiros não consiga(m) isso, o juiz principal zera a corrida da dupla. E assim vão sendo eliminados até ficarem os primeiros colocados da Corrida.

O Evento foi animado pelos aboiadores: Eric Fernando, Luiz Eduardo, Gilmar da Cabaceira (foto abaixo) e Zezinho Aboiador; e pelo locutor Benedito Alves. O patrocínio da Corrida foi de Bernardino Lopes, Derozinho e Plácido da Barra Grande. O Governo Municipal de Curaçá também deu apoio disponibilizando carro de som para animação e ambulância e o Saae disponibilizou água potável. “Esse evento nós queremos deixar como marca da Avapec para toda a vida”, frisou Luiz da Veneza. “Gostei da participação, agradeço aos patrocinadores e apoiadores, o público e a vaqueirama. É a segunda vez que fazemos, mas acredito que será tradição em Curaçá, essa Corrida”, complementou Gildásio.

Informações de Maurízio Bim, Assessor de Comunicação da Prefeitura de Curaçá  

Um comentário:

  1. Vídeos dos aboiadores:

    http://www.youtube.com/watch?v=ONsmZf0R8ew&feature=youtu.be

    http://www.youtube.com/watch?v=zKYnW-tCm14&feature=youtu.be

    Maurízio Bim

    ResponderExcluir