29 de jan. de 2013

SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA CAMINHADA CONTRA A HANSENÍASE


Na manhã dessa terça-feira, 29, a Prefeitura Municipal de Curaçá, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu a “Primeira Caminhada contra a Hanseníase”. O trajeto foi percorrido pelas principais vias da Cidade, tendo a participação de vários funcionários da Saúde, inclusive de Cecília Maria Souza, Diretora de Vigilância em Saúde, de Larissa Emanuella Araújo, Coordenadora da Atenção Básica e também da Secretária Municipal de Saúde, Fátima Araújo Leite.
A hanseníase é uma das doenças mais antigas na história da medicina. É causada pelo bacilo de Hansen, o Mycobacterium leprae: um parasita que ataca a pele e nervos periféricos, mas pode afetar outros órgãos como o fígado, os testículos e os olhos. Manifesta-se no aparecimento de manchas dormentes, de cor avermelhada ou esbranquiçada, em qualquer região do corpo, além disso, falta de sensibilidade nessas regiões. O diagnóstico consiste, principalmente, na avaliação clínica. Esta doença é capaz de contaminar outras pessoas pelas vias respiratórias, caso o portador não esteja sendo tratado. O tratamento e distribuição de remédios são gratuitos nos postos de saúde. “Por Curaçá ser uma região de registro da doença e em virtude da data de combate à hanseníase, procuramos fazer essa mobilização para distribuir panfletos com informações importantes, inclusive alertando sobre manchas na pela, que podem ser hanseníase. Assim, o paciente verifica e logo procura o atendimento médico”, explicou Larissa.
A panfletagem era feita em casas, estabelecimentos comerciais e prédios públicos. “Todo mês faremos uma mobilização assim, seja com caminhada ou feira, para trazer informação sobre outras doenças também; porque é muito produtivo. O povo vê a Secretaria trabalhando, participa e se informa. No caso de manchas na pele, que tanto divulgamos hoje, pode até não ser hanseníase, mas é preciso que o paciente procure a unidade médica para saber se precisa de tratamento”, complementou Fátima. A Caminhada começou e terminou, ainda de manhã, em frente à Secretaria de Saúde, na Avenida Dr. Pedro Santos Torres. Mais informações a respeito da Hanseníase e de outras doenças podem ser conseguidas na própria Secretaria e nas unidades médicas distribuídas em todo o Município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário