8 de jul. de 2014

ACONTECE A FESTA DOS VAQUEIROS DE CURAÇÁ 2014

A Prefeitura Municipal de Curaçá, em parceria com a JC Eventos, realizou durante os dias 4, 5 e 6 de julho, a Festa dos Vaqueiros de Curaçá 2014, ano em que o Evento completa 61 anos de existência. O Evento foi marcado por diversas homenagens aos vaqueiros e ao fundador da Festa. A Cidade ficou bem ornamentada. Na Sexta, dia 4, se deu a abertura oficial da 61º Festa dos Vaqueiros, com um evento em homenagem ao ex-prefeito Gilberto da Silveira Bahia (in memorian). A homenagem, que teve presença maciça a Família ‘Silveira Bahia’, aconteceu no Clube de Mães onde foi exibido um vídeo-documentário sobre seus 100 anos de história. O Prefeito Carlinhos Brandão e a Primeira-dama Juçaria Dantas ofereceram um buquê de flores a Dona Maria do Carmo, viúva do Homenageado. “Em nome da nossa Família, agradecemos a todos que contribuíram nessa homenagem. Todos nós estamos muito felizes com o ato”, disse Rogério Bahia, Vice-prefeito de Curaçá e também neto de Gilberto Bahia. Ainda na sexta se apresentam, no Pátio de Eventos (ao lado do Estádio Municipal), as atrações musicais: Cassiano Ricardo; Ney Alves; Pablo do Arrocha e Danilo Pernambucano.



No Sábado, dia 5, pala manhã aconteceu o tradicional café da manhã dos vaqueiros, no Sítio Maravilha de propriedade do vaqueiro Deró (Deroaldo Carvalho). “Faço esse café para os vaqueiros desde anos 90, e faço com muito gosto. Eu fico muito feliz porque agora percebo que a cada ano vem aumentando a quantidade de vaqueiros, agradeço a minha família e também aos meus amigos, pois sem eles isso não era possível”, comentou. Estavam presentes no Sítio os aboiadores: Seo Otávio de Curaçá; Inácio Vaqueiro de Petrolina-PE; Toinho Aboiador de Chorrochó-BA; Mazinho Aboiador de Tocantins-TO; Francisco Nascimento da Faz. Bom Socorro e o aboiador Zé da Barra. Reuniram-se cerca de 100 vaqueiros no local. Já na tarde do sábado, houve o desfile dos vaqueiros que saíram da Fazenda Saudade, passaram pelas ruas da Cidade e seguiram em direção à Associação de Vaqueiros e Pecuaristas de Curaçá (AVAPEC), principal ponto de apoio dos vaqueiros durante os dias de festa. O ‘Clube do Jegue’ também se fez presente no Desfile. A Primeira-dama distribuiu brindes aos vaqueiros quando o Desfile passava pelo Circuito Oficial da Festa. O ‘Desfile’ foi bem elogiado pelas pessoas. “Está muito bonito, Curaçá está de parabéns pela Festa que a cada ano cresce mais. E o vaqueiro dá o brilho, basta ver as pessoas alegres assistindo aqui o Desfile’, falou Jorge Santos, de Salvador-BA. O cortejo foi conduzido pelos aboiadores Edvaldo; Cícero Mendes e Chico Justino (Coral de Serrita-PE), que contaram com o apoio de um minitrio. De acordo com informações da organização, mais de 500 vaqueiros se fizeram presentes. À noite, aconteceu festa dançante, no Pátio de Eventos, próximo ao Ginásio de Esportes, com a apresentação de: Gabriel Diniz, André Mendes, As Coleguinhas, Forrozão Classe A e Sérgio do Forró. O ex-secretário de agricultura da Bahia, Eduardo Salles, marcou presença na Festa, ao lado do Prefeito Carlinhos Brandão. O empresário Orlando, filho de Curaçá, trouxe alguns futebolistas conhecidos nacionalmente, a exemplo de Marcelinho Paraíba, atacante do Sport de Recife-PE.


No domingo, dia 6, Curaçá completou 182 anos como município.  Houve o hasteamento das bandeiras do Município, da Bahia e do Brasil, em frente à Prefeitura, às 8h. Por volta das 10h, foi realizada a tradicional Missa dos Vaqueiros, com a participação do Coral Santa Cecília (Curaçá) e do Coral de Serrita-PE, além de músicos e cantores locais, a exemplo de Wilca França e Fofinho do Acordeon. A celebração aconteceu na Praça Raul Coelho e foi conduzida pelo Vigário Geral da Diocese de Juazeiro, Josemar Mota, e pelo Padre João Mendes, de Curaçá, que homenageou os vaqueiros. “Os vaqueiros de Curaçá merecem o reconhecimento pelo grande papel que desempenham, sendo grandes lutadores que buscam o melhor para suas famílias. É a primeira vez que celebro essa missa e consigo perceber a fé dessas pessoas. Fico muito feliz”, ressaltou o Padre. O Vaqueiro Epifânio dos Santos, morador da Fazenda Caraíba, avaliou positivamente o Evento. “Participo da Festa desde a primeira edição, em 1953; me sinto bem, sempre venho com roupa de couro e as homenagens são muito bonitas”, disse. Autoridades políticas municipais também marcaram presença. Além do Deputado Federal José Nunes. “Nós recebemos vaqueiros de toda a região, que ajudaram a engrandecer a nossa festa, que é do homem do campo, do sertanejo. Quero agradecer a todos que se empenharam; vocês é que estão de parabéns. Nós fizemos um dia de festa, aberto ao público, para que todos pudessem se divertir, pois a nossa população merece”, frisou Carlinhos Brandão. À tarde, aconteceu o retorno da ‘Corrida de Prado’ ao lado do Bairro Theodomiro Mendes, com seis mil reais em prêmios, de acordo com Durvalzinho (Durval Aquino), um dos organizadores. À noite, na Praça de Eventos, mais de 16 mil pessoas acompanharam um show pirotécnico e as apresentações musicais de: Ivan Araújo, Zezinho Aboiador, Flávio Leandro, Malla sem Alça, Luizinho de Irauçuba e do cantor Alcymar Monteiro. O Prefeito de Curaçá, Carlinhos Brandão, e seus secretários estiveram presentes. Durante todos os dias foram registrados somente alguns acidentes, sem maiores gravidades. As polícias Militar e Civil garantiram a segurança. As equipes de saúde (SAMU e ambulâncias, Vigilância em Saúde) estiveram presentes nos vários eventos da Festa.


Informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Curaçá

Nenhum comentário:

Postar um comentário