Atendendo um pedido da Associação de Pescadores da localidade de Poço de Fora, no município de Curaçá, no norte da Bahia, o superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Emanoel Lima, acompanhado de técnicos da companhia e do governo do estado, visitou a barragem de Gangorra, para uma avaliação sobre as condições daquela obra. Na localidade vivem aproximadamente 32 famílias, que utilizam a água da barragem para produção agropecuária. Ela apresenta um vazamento, e desde o mês de maio está vazia.
Segundo o geólogo Antônio Luna de Alencar, para consertar a infiltração será necessário escavar o solo na parte interna da parede de contenção, e refazer a estrutura de impermeabilização da barragem. O edital para contratação de uma empresa para execução dos serviços será publicado em outubro, e deverá utilizar recursos de destaque orçamentário oriundo do Ministério da Integração Nacional. Uma vez recuperada, a barragem de Gangorra poderá acumular cerca de 450 mil m³ de água.
Combate a seca
Além de realizar a recuperação de pequenas barragens no norte do estado, a 6ª superintendência regional da Codevasf em Juazeiro já publicou edital para contratação de serviços de perfuração de 29 poços tubulares e perfuração e montagem de outros 44 poços em 16 municípios de sua área de atuação, que abrange 27 municípios. Os investimentos ultrapassam 1,6 milhões de Reais.
Outro edital já foi publicado para contratação dos serviços de desassoreamento e recuperação de aguadas, através da utilização de trator com esteira. Serão beneficiadas comunidades rurais difusas dos municípios de Remanso, Jaguarari, Santa Brígida, Campo Formoso, Mirangaba, Pedro Alexandre, Paulo Afonso, Chorrochó e Pilão Arcado. A maioria dos recursos que serão utilizados nessas obras são oriundos do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC-1) e do Programa Água para Todos.
| |
CODEVASF / Assessoria Regional de Comunicação e Promoção Institucional |
Nenhum comentário:
Postar um comentário