1 de jun. de 2012

SOCIEDADE DOS VAQUEIROS DE CURAÇÁ NO CAMINHO DA CONTINUIDADE E PROGRESSO


A Sociedade dos Vaqueiros de Curaçá – Bahia foi fundada em 14 de agosto de 1959 pelos Senhores, Gilberto da Silveira Bahia, José Alvino da Costa, José Ferreira Só, Aristóteles de Oliveira Loureiro, Abílio Gomes da Silva, Sindolfo Curcino Rosa, Guilherme Bernardes do Nascimento, Edgard d’ Araújo, Albertino Nunes da Silva e Deoclécio Paulino da Silva. O objetivo dos fundadores era “promover o desenvolvimento cultural da classe, concorrendo na medida do possível para seu alevantamento moral e intelectual, bem como auxiliar as suas famílias, instruindo com escolas, etc. (Estatuto da Sociedade dos Vaqueiros)”. E desde então a Sociedade dos Vaqueiros tem se norteado nesse foco.
Hoje em dia a Sociedade conta com um número de 140 sócios, distribuídos em todo o Município. Neste ano, foi eleita uma nova diretoria que, além de manter as propostas anteriores, tem também a intenção de promover Políticas Públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável dos sócios elevando sua autoestima e melhorando a sua qualidade de vida. Para isso, busca-se utilizar os bens materiais como, por exemplo, a roça da sociedade, o trator e o prédio para promover ações que sirvam à comunidade local. Consta que estes bens atualmente precisam de reformas ou investimentos para aprimoramentos, assim como novas aquisições de implementos que possam atender às necessidades da comunidade.
Por este motivo, estamos enviando este comunicado ao público com o intuito de conseguir parcerias em busca da conservação e manutenção deste patrimônio material, que ajuda a promover o patrimônio imaterial da cultura do vaqueiro, a qual vem se perdendo ao longo dos tempos, embora seja muito rica em sua musicalidade e artesanato. Hoje o vaqueiro já é patrimônio cultural no estado da Bahia, mas isso é pouco. Precisamos desenvolver ações que promovam a perpetuação desta cultura, de forma organizada e ativa. Por isso, temos o prazer de convidá-los a fazer parte deste processo se tornando um colaborador neste desafio. A contribuição que pedimos pode ser feita em dinheiro, materiais de construção, força de trabalho ou em produção tecnológica ou intelectual. Para contribuir, entre em contato com a Sociedade no e-mail ou telefone expressos abaixo. 
Telefone: 74-9980-7324

Atenciosamente: 
Estéfano Mota Pereira
Presidente

4 comentários:

  1. A sociedade ainda tem esse TRATOR??? Se tem como saber onde estar, e o que já fizeram até hoje em beneficios dos sócios??

    José Omara Lopes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O trator existe, está em poder da diretoria executiva da Sociedade e já começou a trabalhar para poder gerar recurso para manter o mesmo e promover o desenvolvimento do nossos produtores.

      Estéfano da Mota Pereira
      Presidente

      Excluir
  2. Ã sociedade tem o trator e estar trabalhando fazendo horas maquinas na comunidade de ipoeira dantas para a associação de ipoeira dantas mas precisamente no banco de forragens dos beneficiarios,preparando terra para plantio de forrageiras.

    Weelington França
    Tesoureiro da Associação dos Vaqueiros

    ResponderExcluir
  3. vc esta cego... ksksk ... não esta vendo o tratar na foto... ou será que foi tirada em outro planta...

    e sobre o que fazer ou o que ja foi feito pelos socios ...
    \
    entendo que esta nova direção esta buscando ... não apenas colocando defeitos no que ja foi feito ... Leia o texto novamente e observe que pede ajuda da sociedade para buscar melhorias não apenas criticas sem noção...

    ResponderExcluir