14 de mar. de 2012

REASSENTADOS SE REÚNEM QUERENDO PROVIDÊNCIAS URGENTES EM CURAÇÁ

Segundo o presidente do Partido Comunista do Brasil no município de Curaçá, Bahia, Hélio Sores, foi realizado no ultimo final de semana assembléia com os trabalhadores reassentados do Projeto Pedra Branca Curaça/Abaré, oriundos da construção da Barragem de Itaparica.

"Foi uma assembléia bastante representativa, que culminou com aprovação de uma proposta de pauta a ser entregue à Direção da CHESF e a CODEVASF. A referida pauta tem como objetivo abrir a discussao com essas entidades, acabando de uma vez por todas as pendencias existentes desde a implantação do Projeto em 1986, que a partir desta data foram reassentados cerca de 715 familias, hoje em todo projeto ja se contabiliza mais de 2 500 familias, nada foi pensado com o passar do tempo que novas gerações sugeriam, e que precisariam também continuar sendo assistidas e usufruindo das condições oferecidas aos representantes familiares, pois nunca foi feito nada pela CHESF", relata.

Ele afirma ainda, que outros pontos de pauta foram traçados: "Podemos citar o sistema de irragação que está superado pelo tempo, e ja não mais atende, pelo custo, falta de manutenção adequada e desperdício de água". O 'bolchevique' relata ainda que durante o evento que os deputados Álvaro Gomes e Daniel Almeida, ambos do PCdoB, foram representados pela direção municipal, contando ainda com a participação do Vice-Prefeito do município, Péricles Bahia (PSDB). "Esperamos resolver todos os problemas que afligem essas famílias há anos".

Fonte: Jornal Ação Popular

4 comentários:

  1. Uma preocupação especial, que sei já está em pauta, mas que eu sugiro que os conterrâneos das Agrovilas exijam da CHESF como prioridade máxima são as estruturas sociais básicas: saneamento (água, esgoto e lixo), saúde (hospital, postos e centros de prevenção - agentes), educação (escola básica e transporte para escola níveis superiores), assistência (social, saúde, jurídica, técnica agropecuária/agronômica, administrativa e contábil), infraestrutura (estradas modernizadas, drenos, reparos no sistema hidráulico do Perímetro, pavimentação de vilas) e comunicação (internet e rádio comunitária).Vale lembrar que quando a CHESF entregar, não adianta mais reclamar.O momento é agora. Sei que muitos estão conscientes disso e empenhados. Então é lutar mesmo: com planejamento, papel na mão e argumento na ponta da língua!

    Maurízio Bim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc em gênero e grau....

      Excluir
    2. Matéria que pode ser lincada a essa,acesse:
      comuniaocuraca.blogspot.com.br

      Excluir
  2. O Povo agrovilano sofre de um mal crônico "Acreditar em Salvadores da Pátria". Perderam o bonde da história em brigas politicas internas, nunca mais conseguiram eleger uma liderança e o pior: acreditam em imediatismo.
    A infraestrutura de irrigação não recebeu a manutenção necessária por parte da Codevasf e agora está sucateada. Dizer que nada foi pensado é um insulto a esse povo que sempre soube o que quis. O problema é que quando as eleições se aproximam os aproveitadores aparecem prometendo resolver todos os problemas de uma só vês e conseguem tirar o foco de muitos.
    Povo bom das Agrovilas! Vocês precisam Priorizar:
    1- Recuperar a infraestrutura de Captação e adutoras;
    2- Mudar o modelo de Produção
    -Recuperar o solo que esta salinizado, compactado e
    pobre pelo uso intensivo de máquinas pesadas e
    agroquímicos.
    -Subistituir o sistema parcelar de irrigação (tem
    coisa bem mais moderna que economiza água e é
    eficiente.)
    -Recuperar as Cooperativas para que possam assumir a comercialização do que é produzido alí. Atualmente organizaram CARTÉIS MAS PODEM CHAMAR DE QUADRILHAS MESMO. Formadas por Sergipanos ajudados por filhos de reassentados (Corretores) pagam uma mincharia pelos produtos.
    - POR FIM TÁ NA HORA DE ENVOLVER OS GOVERNOS MUNICIPAIS E ESTADUAL com seus programas institucionais de Compra ddireta, apoio a produção etc. SE JUNTAR CHESF, CODEVASF, GOV ESTADUAL E AS DUAS PREFEITURAS (Abaré e Curaçá)consegue. Mas esse povo só encherga o próprio umbigo...

    PARABENS PELO BLOG.
    -

    ResponderExcluir