12 de jan. de 2016

CONSÓRCIO E GOVERNO ENTREGAM TECNOLOGIAS HÍDRICAS EM CURAÇÁ

Na manhã dessa segunda (11), na Quadra do Colégio Ivo Braga, mais de duzentos agropecuaristas receberam, do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território do São Francisco (CONSTESF) e o Governo Municipal de Curaçá, 327 tecnologias sociais entre: cisternas de consumo humano (16 m³), cisterna-enxurrada (de produção) e barreiros-trincheira. Os benefícios são oriundos de verbas federais com a contrapartida do Consórcio e da Prefeitura e atenderam agropecuaristas de: Riacho Seco, São Bento, Pedra Branca, Patamuté, Barro Vermelho, Agrovilas, Comunidade Quilombola de Nova Jatobá e Comunidade Indígena Aitkun. Na Solenidade de entrega, também foram distribuídas mudas aos agropecuaristas, assim como, em casos específicos, cestas básicas e dinheiro para compensar custos dos comunitários durante o processo de construção das tecnologias. Além dos produtores rurais, participaram do Evento: o Coordenador geral de campo do CONSTESF, Mauro Macedo; o Articulador Político do CONSTESF, Victor Berti; os técnicos: Neto e Odailson Oliveira (do Centro de Assessoria do Assurua) e Fábio (Consórcio); o Vereador Januário Brandão; o Secretário de Governo, Josemário Brandão e o Prefeito de Curaçá, Carlinhos Brandão.


A Solenidade foi aberta pelo Assessor de Comunicação da Prefeitura de Curaçá, Maurízio Bim, o qual expôs as diretrizes e objetivos do Projeto ‘Consórcio do São Francisco’, que abrange, além de Curaçá, também: Pilão Arcado, Juazeiro, Uauá, Sobradinho, Casa Nova, Remanso, Sento Sé, Campo Alegre de Lourdes e Canudos. Após, Mauro explicou a importância do benefício. “Os barreiros e as cisternas de 52 mil litros servirão para as famílias produzirem seus alimentos, e a gente pede a Deus que todas fiquem cheias para que possam colher os frutos e favorecer as famílias por muitos e muitos anos”, disse Mauro. Victor falou da CONSTESF e como as tecnologias chegaram a Curaçá. “O Consórcio é uma associação de prefeitos que busca melhoria para todas as cidades. A gente tem conseguido muito nesse processo. Ressalto o empenho do Presidente do Consórcio, o Prefeito de Sobradinho, Luiz Berti; e o apoio de Carlinhos Brandão, pois juntos buscamos os investimentos e agora está aí, e Curaçá sendo o primeiro município 100% atendido com o Projeto”, evidenciou o Articulador. “Tivemos falhas em alguns trabalhos, por isso pedimos desculpas. Mas eu estou muito feliz que as pessoas estejam aqui recebendo essas obras. Agradeço a todos por terem participado dessa luta”, discorreu Odailson. Januário enfatizou a importância dessas tecnologias hídricas e revelou que muitas delas já estão cheias, graças as recentes chuvas que caíram por todo o Município. Após, o Prefeito de Curaçá falou do trabalho conjunto entre as três instâncias de governo e o Consórcio. “Começamos junto com o Consórcio correndo atrás dessas cisternas. Não foi fácil, mas temos hoje uma presidenta e que está do lado do povo mais sofrido, o povo nordestino; também temos um governador que nos apoia, Rui Costa. Com isso conseguimos. E eu falava a Luiz Berti, tem que ser primeiro Curaçá e acabou que fomos os primeiros atendidos. Tudo isso tem prazo e não pode brincar, mas conseguimos, porque nós todos nos juntamos. Também estamos botando as máquinas da Prefeitura em mais obras para o homem do campo, pois eu sei o que ele sofre. Eu vim da fazenda e já vi animal morrer de sede. Por isso a gente tem que dar condições ao homem do campo, para que ele não saia e venha para a cidade. Estamos lutando também no Luz para Todos e outros programas”, revelou Carlinhos.

O Evento terminou com a entrega de mudas e outros benefícios aos agropecuaristas. “Estou muito feliz. Agradeço a Deus e também o Prefeito Carlinhos que olhou por nós”, falou o Produtor Rural Luiz Ribeiro, do Sítio de Alexandre, o qual recebeu, simbolicamente, uma muda de planta, das mãos dos promotores do Projeto, juntamente com Ana Paula Vaqueira, da Fazenda Saco Bonito.

Informações da Assessoria de Comunicação (Ascom) da Prefeitura de Curaçá

Nenhum comentário:

Postar um comentário