9 de out. de 2015

INCÊNDIOS SÃO CONTROLADOS NA CHAPADA DIAMANTINA E NO OESTE




A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) informam que, através das ações realizadas pelo programa Bahia sem Fogo, foram controlados os principais focos de incêndios florestais registrados nas regiões da Chapada Diamantina e Oeste do estado. 

Foram debelados os incêndios, registrados pelos Subcomitês de Prevenção e Combate, nos municípios de Abaíra, Barra da Estiva, Piatã e Rio de Contas, localizados na Chapada Diamantina, e no Oeste em Barra, Formosa do Rio Preto e Xique - Xique. 

As equipes, formadas por brigadistas voluntários, bombeiros militares e técnicos de fiscalização do Inema, continuam atuando no monitoramento e combate a focos de queimadas, principalmente no oeste, com a utilização de dois aviões tanque (modelo Air Tractor), dois helicópteros, veículos tracionados e Vans.

Segundo a coordenadora de Fiscalização Preventiva do Inema e perita em incêndios florestais, Fabíola Cotrim, os trabalhos agora consistem no monitoramento e rescaldo das áreas para que o fogo não retorne. “O balanço das ações até o momento é positivo, constatamos a diminuição considerável dos focos, muito por conta da rapidez do Sistema de Comando de Incidente (SCI) em atender as demandas apresentadas aos Subcomitês, na Operação Bahia sem fogo, mas a atenção continua redobrada, nossa equipe continua com o monitoramento por ar e por terra para que não haja reignição”, avaliou.

“As atividades do Bahia sem Fogo começaram no primeiro semestre do ano, quando fortalecemos as atividades de prevenção com os cursos de formação de brigadistas, aquisição de equipamentos de Proteção Individual e de Proteção Coletiva distribuídos entre as brigadas voluntárias, além de sensibilização das comunidades, através de visitas técnicas e oficinas de educação ambiental”, destacou Cotrim.

Previsão do Tempo
De acordo com o serviço de meteorologia do Inema a previsão do tempo, até domingo (11), para as Regiões Oeste, São Francisco, Norte e Nordeste, indica a atuação de uma intensa massa de ar quente e seco sobre essas áreas que contribui para aumentar as temperaturas e diminuir a nebulosidade e as chances de chuvas.

Além de deixar o tempo seco, a atuação dessa massa de ar também reflete no aumento das temperaturas, sobretudo nas regiões Oeste, São Francisco e Norte, onde a máxima poderá chegar aos 39°C. Com essa condição, mantém-se o alerta quanto às queimadas, uma vez que, a vegetação já se encontra ressecada, os riscos de ocorrer novos focos aumentam.

Bahia sem Fogo – No início do mês (01/10), o governador Rui Costa assinou decreto de situação de emergência em áreas, atingidas pelos incêndios florestais, de 51 municípios situados na Chapada Diamantina e no oeste baiano. A medida tem vigência de 90 dias e suspende nessas áreas qualquer atividade capaz de produzir risco potencial de geração de novos focos de incêndio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário