8 de nov. de 2013

GOVERNO DE CURAÇÁ INTENSIFICA LIMPEZA DE AGUADAS NO INTERIOR, DENTRE ELAS A BARRAGEM DA FAZ. VOLTA E SÍTIO DE ALEXANDRE

O Governo Municipal de Curaçá, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural – SMDR, vem realizando limpezas de aguadas no Interior do Município. Já foram limpas cerca de 130 cacimbas e diversas barragens comunitárias.

A Barragem da (comunidade de) Volta, que fica no Distrito de Riacho Seco, tem um maior espelho d’água no Município de Curaçá, Quando cheia, permite a irrigação de cerca de 400 hectares agrícolas conforme dados do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Curaçá. Em 2004, a Barragem foi rompida devido uma grande cheia, o que ocasionou a inundação da maioria das ruas do Distrito. Em 2005 foi feita a recuperação da parede pela Prefeitura de Curaçá junto com o Governo do Estado, porém não foi feito o trabalho de limpeza do leito, embora a barragem já se encontrasse bastante assoreada, ou seja, entupida. Nesse mês de outubro, o Governo Municipal executou uma série de serviços de limpeza no leito seco da Barragem. Já são mais de quinhentas caçambas de terra retiradas e, de acordo com os técnicos da SMDR que acompanham o trabalho, o serviço ainda deve continuar por mais alguns dias. O trabalho também está já se iniciou na Barragem do Sítio de Alexandre em Patamuté onde muitas famílias serão beneficiadas. Os técnicos da SMDR estão concluindo um levantamento das demais barragens comunitárias de Curaçá a serem beneficiadas com essa limpeza.

A limpeza também está sendo feita em varias cacimbas dos distritos, povoados e fazendas. “Estou muito grato ao serviço de limpeza, pois minha cacimba estava a mais de quatro anos sem água porque estava estúpida, gastava R$ 180,00 por mês para comprar água, e dividia a mesma água para mim e para os animais. Agora que estou vendo a água diante meus olhos fico muito feliz”. Comentou Rosa Maria, da Fazenda Pau Preto.


Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Curaçá





Nenhum comentário:

Postar um comentário