6 de mar. de 2013

CURAÇÁ CONTINUA ABAIXO DA MÉDIA REGIONAL, SEGUNDO ÍNDICE FIRJAN


Em 2011 escrevi uma matéria relatando a classificação que Curaçá obteve no Índice Firjan, que calcula o desenvolvimento e evolução dos municípios brasileiros com base no ano de 2009. Naquela ocasião, vergonhosamente, Curaçá ocupou a posição 255 entre os municípios baianos e 5054 no ranking nacional, com 0,5048 pontos, superando o ano anterior em 7,8% e ficando atrás de  três  cidades circunvizinhas de mesmo porte: Jaguarari, Chorrochó  e Abaré.
Hoje, vasculhando a internet, cheguei novamente ao site da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro e consultando o índice publicado em dezembro do ano passado com base em 2010, enchi meu peito novamente de vergonha e repudia. Segundo o índice, Curaçá volta a cair na classificação, e obteve apenas 0.4951 pontos, caindo para a posição 336 na Bahia e 5256 no ranking nacional.
Ainda que o índice mais bem avaliado ainda continue sendo Educação, considerado como Desenvolvimento Moderado, em comparação com os municípios circunvizinhos de mesmo porte, Curaçá ficou na lanterninha geral,  novamente superada por Jaguarari, Chorrochó e Abaré, além de Uauá, Macururé e Sobradinho, que tiveram evolução no ranking.
A esperança é que nas próximas publicações, baseando-se em 2011 e 2012, haja uma melhora para nossa Curaçá (nesse sentido comprova a “corrida” eleitoral) e com um novo governo, que pautou a campanha baseada em promessas sociais, daqui pra frente nós possamos alcançar uma melhor pontuação, para manter, ao menos, na média dos municípios circunvizinhos.

Elias Fonseca

2 comentários: