25 de jun. de 2015

SÃO JOÃO DO BARRO VERMELHO 2015

O Distrito de Barro Vermelho, localizado a 54 km da sede curaçaense, vem prestando homenagens, desde o dia 15 (novena), a São João, Padroeiro da localidade. O encerramento da festividade aconteceu durante os dias 22, 23 e 24, sendo marcado por programação religiosa e festa dançante. A realização foi da comunidade católica local, Comissão local de organização do ‘Arraiá dos Forrozeiros’ e do Governo Municipal de Curaçá.

Na segunda (22), teve a penúltima novena, na Igreja Católica, a qual ficou lotada, assim como na última novena, dia 23, que ainda teve o casamento do músico barrovermelhense Ruan Fernandes e Ericielli Martins. Muitos fieis acompanharam a celebração religiosa, feita pelo Padre João Mendes, que teve acompanhamento de José Wilson Martins, do coral da Igreja, da musicista Maria Cristina e seu violão, e de músicos de Juazeiro e Barro Vermelho. Ainda no dia 22, após a parte religiosa, houve apresentação das quadrilhas: “Das antigas” (Barro Vermelho) e da Escola de Poço de Fora, no Arraiá dos Forrozeiros, que esse ano homenageou o cantor Adelmário Coelho, por sua luta em favor de levar água do Rio São Francisco ao Distrito. Algumas barracas foram denominadas com títulos de canções do artista. Nelas, foram servidas bebidas e também comidas típicas como tira-gosto de carne de bode e caldos. Depois das quadrilhas, teve apresentações musicais de: Maneiros do Forró e Amigos do Forró (grupos locais) e Ivan Araújo. “Estamos muito emocionados de tocar aqui em nossa terra, numa festa de São João. Agradecemos muito o apoio do Prefeito Carlinhos e de todos que confiaram no nosso potencial”, frisou Edimilson Santos, Cantor do ‘Amigos do Forró’.

No dia 23 (terça), teve o tradicional ‘Arrastão da Paz’ pela manhã e tarde (31 anos de existência); e de noite o Arraiá dos Forrozeiros recebeu um grande volume de pessoas que acompanharam as quadrilhas: “Chama eu” (Patamuté) e ‘Arrapito’ (Curaçá). Logo após, milhares de pessoas acompanharam as apresentações de Marcelo Silva e banda, Júlio do Acordeon e Valmirzinho do Acordeon, o qual terminou sua apresentação já de manhã, por volta das 9h30. Fontoura fez a locução oficial. “Foi só o filé”, avaliou Cléber Brandão, de Santa Maria da Boa Vista-PE. “Eu gostei, muito forró, tudo bem organizado”, confirmou Bruna Souza, de Patamuté (Curaçá). O Evento teve apoio da Polícia Militar, que não registrou incidentes; da Secretaria de Saúde, a qual disponibilizou ambulância; e do SAAE, que forneceu água no Arraiá. “Eu gosto demais do São João de Barro Vermelho. É uma festa familiar, animada, todo mundo brinca feliz e em paz. A gente tem que dar apoio sempre”, disse o Prefeito Carlinhos. O Evento teve a presença do Prefeito Carlinhos Brandão, da Primeira-dama Juçaria Dantas; dos secretários Josemário Brandão (Governo), César Mendonça (Desenvolvimento Rural) e Ernandes Fonseca (Infraestrutura); os diretores de Cultura, Sérgio Ramos; Esportes, Sérgio Batista, e Eventos, Romildo Cipriano; do SAAE, Jean Marcelo Aquino; do Administrador Distrital, Gilson Santana; os vereadores Adão Castro, José Henrique, Deroaldo Júnior, Wanderley Loureiro e de Januário Brandão, que é filho de Barro Vermelho e participou da Comissão local de organização da Festa, juntamente com membros do Governo Municipal, das associações do Salgado, Água Fria, Barro Vermelho e Caraíbas; comunitários católicos e solidários das escolas Eurico Gaspar Dutra e Philadélfia Martins.

No dia 24, pela manhã, teve Missa Solene com batizados e à tarde a tradicional Procissão em louvor a São João Batista pelas ruas de Barro Vermelho até a Igreja onde os fieis fizeram homenagens ao Padroeiro. O carro de som da Assessoria Municipal de Comunicação apoiou o cortejo do início ao fim.








Informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Curaçá (Ascom)


Fotos da Ascom e de Carlos Humberto (Agência CH)

Nenhum comentário:

Postar um comentário