14 de jul. de 2014

DOCENTES DE CURAÇÁ PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO REALIZADA POR GOVERNO MUNICIPAL E IRPAA

O Governo Municipal de Curaçá, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto (SECD) e em parceria com o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa), realizou na manhã de hoje (14), no Centro de Educação Superior, a primeira etapa de capacitação de docentes, gestores municipais e técnicos da Educação para a inserção do livro didático contextualizado ‘Conhecendo o Semiárido’ em escolas do Município.

O livro é um trabalho desenvolvido pelas educadoras Vanderléia Pereira, Cláudia Maísa e Edineusa Ferreira, a qual ministrou a Capacitação. “Serão quatro encontros; nesse primeiro proporcionamos um contato inicial com o Livro e fizemos exercícios para que os professores possam pensar quais assuntos do cotidiano do alunado podem ser trabalhados por meio desse livro didático. Começamos pela prática e depois propusemos um debate sobre educação contextualizada”, ressaltou. Edineusa ainda enfatizou detalhes da Obra. “Para que esse Projeto nascesse, nós precisamos fazer inúmeras pesquisas e viagens, nas quais conversamos com professores e crianças, tanto é que nele nós encontramos vozes de Alagoas, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Sergipe, Minas Gerais. Tudo isso pensando numa educação que retrate a realidade do aluno do Semiárido, mas não deixando de lado os livros didáticos convencionais que já são utilizados pelas escolas”, acrescentou.

Os professores elogiaram a iniciativa. “É um benefício para os alunos, que estarão de fato trabalhando a sua realidade. Nós professores sempre estudamos a importância de se trabalhar a realidade do aluno, mas essa idéia meio que se perdeu no tempo e nunca tivemos um trabalho direto e contextualizado como esse, que está sendo resgatado pelo Governo Municipal e pelo Irpaa. O livro fala dos aspectos da nossa Região e certamente irá facilitar tanto para os professores quanto para os estudantes”, disse a Docente Aldenora Lima, da Escola Nossa Senhora de Lourdes (Fazenda Roçado). “Muitos livros não chamam a atenção dos alunos justamente por não trabalharem a realidade deles. Com esse novo projeto os alunos devem passar a se interessar muito mais pelas aulas”, ressaltou Jardiel da Silva, Docente da Escola Municipal Professora Maria Júlia (Fazenda Ferrete).  

O livro é composto por duas edições e será destinado aos alunos de 4º e 5º anos, de seis Escolas Municipais de Curaçá, da área de sequeiro: Liberato Félix Martins (São Bento); Nossa Senhora de Lourdes (Fazenda Roçado); Professora Maria Júlia (Ferrete); Eurico Gaspar Dutra (Barro Vermelho); João Francisco Félix (Poço de Fora) e Padre Adolfo Martins (Mundo Novo).

Informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Curaçá

Nenhum comentário:

Postar um comentário