5 de dez. de 2013

SAAE ATIVA MAIS TRÊS SISTEMAS DO 'ÁGUA PARA TODOS': MAIS DE 90 FAMÍLIAS PASSARÃO A TER ÁGUA POTÁVEL EM SUAS RESIDÊNCIAS

Esse mês, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), de Curaçá, ativou novos sistemas do 'Água para Todos', Programa coordenado pelo Ministério da Integração Nacional, que visa levar água para 750 mil famílias, até 2014. Para o Município de Curaçá foram concedidos 20 sistemas, o ano passado, que estão sob responsabilidade do SAAE.

Os três novos sistemas ativados, próximos a Pedra Branca, são: Fernandes; Unha de Gato e Cajueiro, que irão beneficiar mais de 90 famílias. O sistema de Unha de Gato é o mais extenso, pois abastece uma adutora de 16 km de comprimento, atendendo as fazendas: Crista do Galo, Campo Alegre, Calçado, Poço do Juá e Lagoa dos Bois. “O investimento nesse sistema foi de R$ 4.390,00, com conjunto motor bomba”, informou o Diretor do Saae, Jean Marcelo Aquino. Já o Sistema de Fernandes, abastece as fazendas Fernandes e Pucinho de Baixo. O Sistema de Cajueiro se estende até a comunidade de Porto da Vila e beneficia a maior quantidade de casas, possuindo 65 ramais prediais.

Antes, dos 20 sistemas entregues, 14 estavam operando. Agora, o total é de 17. “Estamos nos empenhando para realizar o trabalho de ativação. Alguns deles, quando nós recebemos, estavam faltando peças; é o caso de Unha de Gato, que estava com os rotores das bombas queimados e não possuía registro geral e nem registro de lavagem de filtros; no Cajueiro não havia misturadores químicos e nem caixas, que foram roubados por meliantes, segundo relatos da população. Agora, todos esses estão funcionando normalmente”, enfatizou Jean Marcelo.

Ainda de acordo com o Diretor, o sistema de Sombrinho não será ativado, pois foi projetado para atender poucos moradores. “Esse sistema foi construído para abastecer apenas três famílias, um número muito baixo, se formos considerar os custos que serão gerados. Essas três famílias serão abastecidas com a água do sistema de Pedra Branca, já que a distância entre as duas localidades é de cerca de 800 metros. Sombrinho não será ativado, de fato, mas será entroncado com o sistema de Pedra Branca. A ligação será nas próximas semanas”, ressaltou.

Conforme informações do Saae, faltarão apenas dois sistemas para completar os 20 que foram disponibilizados ao Município: o da Passagem, que está sem a bomba de distribuição, que foi levada pela Codesvasf para conserto; e o de Fagundes, que teve os conjuntos motorbombas furtados, conforme relataram os moradores de lá.


Informações da Assessoria de Comunicação do Saae e Prefeitura de Curaçá

Nenhum comentário:

Postar um comentário