7 de nov. de 2013

OBRAS DE EXTENSÃO DA ADUTORA DO FORRÓ FORAM RETOMADAS

O projeto conhecido como Adutora do Forrozeiro, que irá contemplar os distritos de Barro Vermelho, Pinhões, Poço de Fora e Esfomeado, e que tem prazo de funcionamento e entrega estimada para os primeiros meses do próximo ano pois já está em andamento. Antes mesmo de iniciar a obra, a adutora foi batizada pela população como “Adutora do Forrozeiro”, devido à participação ativa do cantor Adelmário Coelho, filho de Barro Vermelho, que se desempenhou na cobrança junto ao governador Jaques Wagner para que a obra viesse a acontecer.
De acordo com o Presidente da Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia – CERB, Bento Ribeiro Filho, a obra está orçada em 18 milhões via recursos federais da Funasa e Governo do Estado e vai beneficiar mais de 6 mil pessoas. “A água será captada por meio de uma estação flutuante  no Rio São Francisco e levada por uma adutora com extensão total de 110 km. Fazem ainda parte do sistema integrado quatro estações elevatórias, três reservatórios, 19 km de rede de distribuição e instalação de 492 ligações domiciliares”.
O ex – prefeito de Curaçá, Salvador Lopes, se diz satisfeito com o andamento da obra, já que ela foi iniciada na sua gestão. “Estou bastante satisfeito porque é uma necessidade, o homem não pode se fixar somente no campo se tem o recurso hídrico que é o fundamental para a sua sobrevivência. Além desse projeto, durante a minha gestão tivemos outros na margem do rio, a exemplo, do programa água para todos que apoiamos e a Codevasf implementou”.
Com relação à instalação de poços artesianos no município de Curaçá, Bento explicou. “A CERB é uma empresa dentro do estado responsável por fazer a construção de sistemas de abastecimento no meio rural para as pessoas, todas as comunidades acima de 15 casas e que não tenha nenhum tipo de abastecimento podem ser encaminhada para o nosso órgão, a partir daí iremos perfurar o poço e fazer a analise de água, em seguida se estiver em condições adequadas será feito a construção dos sistemas simplificados beneficiando toda área rural do estado da Bahia”.
Questionado se existem outros municípios que estão sendo beneficiado nas construções de adutoras, ele foi direto. “A CERB atua em todos os municípios da Bahia, não há uma área especifica, trabalhamos em todos os municípios, mas recentemente o foco é para os municípios que estão situados no semi-árido porque é onde há a maior necessidade”. 
 Breve Histórico
“Na vinda do ex-presidente da república, Fernando Henrique, a Juazeiro foram entregue 3 reivindicações: a construção da barragem da Gangorra em Poço de Fora, o asfaltamento da BR 235 e a construção da adutora – saindo de Caraíbas Metais para Barro Vermelho, Pinhões, Poço de Fora e Esfomeado. Na época, por ordem da presidência, o chefe da Casa Civil, Arthur Virgílio, mandou que o Governo do Estado da Bahia viabilizasse o estudo do projeto para a construção da adutora. Com as nossas forças políticas e o pedido do filho da terra Adelmário Coelho ao Governador Wagner, o projeto se concretizou e hoje é uma realidade. Agora é só aguardar o prazo para finalização da obra”, disse o ex-vereador Adelson Félix.

AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário