8 de ago. de 2013

GOVERNO DE CURAÇÁ CONCLUI REFORMA DE ESTRADA QUE LIGA A SEDE A MUNDO NOVO

 A Prefeitura Municipal de Curaçá, dentro do Programa “Governo Municipal Trabalhando”, vem executando a construção e manutenção de diversas estradas por todo o Município, desde o início do ano. Nesse mês de agosto, ficou concluída a estrada municipal que liga Barro Vermelho ao Povoado de Mundo Novo, num total de 38 km, sendo que a estrada de Curaçá a Barro Vermelho já estava pronta desde junho, totalizando 92 km de via recuperada. Além disso, foram niveladas diversas estradas vicinais como de Caraíba dos Gomes, Serrania, Espírito Santo e Santo Antonio.
Trecho Faz. Santo Antonio
Na Fazenda Santo Antônio foi feita uma estrada especial com nivelamento e introdução de aterro. Acontece que duas propriedades na mesma Fazenda, com distância de 1.200 metros, estavam separadas. Assim, o carro dos estudantes tinha que adentrar 3,8 km (ida e volta) para uma casa e 1,2 km (ida e volta) para outra. “Quando a estrada se acabou, os carros não entravam mais e aí meus filhos caminhavam todo dia quase quatro quilômetros para pegar o carro na estrada do Mundo Novo. Passamos muitos anos assim, pedimos por oito anos aos prefeitos e nada. Agora, só foi pedir a Carlinhos Brandão e ele liberou a estrada que passa nas duas casas. Todo mundo aqui está feliz”, disse o agropecuarista Antonio Raimundo (Mundoca). O pedido para construção dessa estrada foi reforçado pelo motorista da ambulância de Barro Vermelho, Adalberto Rosa. “Quando era para a ambulância ir naquelas localidades, era um sufoco, demorava muito. E se fosse uma emergência? Era um risco. Todos aqui estão agradecidos ao Prefeito”, relatou Adalberto. Nesse trecho, foram construídos ou reformados um total de 3,7 km de via.
Estrada Serrania a Espírito Santo

De acordo com informações do motorista da Prefeitura, Aristides Ataídes dos Santos, foi feito um levantamento das piores estradas municipais durante a gestão anterior, ficando com o segundo lugar (negativo) a estrada vicinal da Serrania, numa extensão de 8,5 km totalmente reformados com aterros e nivelamento. As duas vicinais citadas aqui estiveram décadas sem ações do Município, de acordo com os residentes locais. O mesmo acontecia com a estrada de Barro Vermelho a Mundo Novo.

O trecho mais complicado dessa Estrada ficava entre Barro Vermelho e Caraíba dos Gomes em que vários pontos apresentavam diversas voçorocas e bacias ou erosão com pedras expostas. Tudo isso prejudicava a estabilidade dos veículos, aumentando o tempo de viagem e os custos de manutenção dos transportes. “Fizemos essa estrada botando aterro em diversos pontos ruins. O aterro com material bom. Depois vinha o nivelamento e compactação feito com a máquina menor. Só após vinha a patrol e terminava o serviço”, explicou Adalberto Cardoso, encarregado das obras em estradas, o qual relatou que nesse momento obras estão sendo feitas na estrada de Barro Vermelho a Patamuté.


Informações de Maurízio Bim e Kelly Ferreira, Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Curaçá   

Nenhum comentário:

Postar um comentário