6 de jul. de 2013

HOMENAGEM AOS 181 ANOS DE CURAÇÁ




Na manhã desse sábado (6), Curaçá completou 181 anos de existência administrativa municipal. A data comemora a transferência criação do Município. “Por força do Decreto Imperial de 6 de julho de 1832, o povoado de Pambú foi erigido à categoria de vila, compondo a sua área territorial os atuais municípios de Curaçá, Abaré, Chorrochó e Macururé, entre outros. Essa é considerada a data de criação do atual município de Curaçá. A resolução nº 488, de 6 de junho de 1853, transfere a sede da vila de Pambú para o povoado de Capim Grosso, vila que pelo Ato nº 59 de 10 de julho de 1890 foi denominada Curaçá (Livro: Caminhos de Curaçá)”.

Logo às 5h aconteceu uma alvorada por toda a Cidade conduzida pelos aboaidores Zezinho (Curaçá) e Fernando (Petrolina) com acompanhamento de Eldon do Acordeon e músicos do Forrozão Classe A. Eles passaram por todo Curaçá convidando as pessoas a participarem de uma solenidade em homenagem ao Município.

A Solenidade aconteceu, por volta das 8h em frente à Prefeitura Municipal. Ângela Cipriano, Cerimonialista, fez breve histórico do Município. Logo após houve hasteamento das bandeiras por Rogério Bahia (Vice-prefeito), Estéfano Mota (presidente da Sociedade dos Vaqueiros representando também a Avapec) e Carlinhos Brandão (Prefeito). O Vice Prefeito, Rogério Bahia, ressaltou a importância que a Prefeitura de Curaçá tem dado ao homem do campo e parabenizou Curaçá por seus 181 anos. Já Estéfano falou sobre a alegria do momento: “Curaçá está em festa duas vezes: por seus 181 anos e pelos 60 anos da Festa dos Vaqueiros. A gente agradece por tudo que o poder público tem feito aos vaqueiros”, completou. “Quero parabenizar você, que fez e faz nossa cidade crescer. Parabéns também ao vaqueiro, esse homem forte, que faz da adversidade sua força. Para mim é uma honra participar dessa festa”, ressaltou o Prefeito. 

Por fim os presentes cantaram o Hino do Centenário de Curaçá; logo após cantaram os parabéns ao Município e houve distribuição do bolo comemorativo à data.


Informações de Maurízio Bim e Kelly Ferreira, Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Curaçá

Nenhum comentário:

Postar um comentário