3 de jun. de 2013

POÇO DE FORA – CAPELINHA CENTENÁRIA É RESTAURADA

A comunidade de Poço de Fora recebeu oficialmente na manhã deste domingo (02), as chaves da centenária capelinha do distrito. A referida obra que se encontrava degradada por a ação do tempo passou por restauração total em suas dependências, conseguida através de parceria firmada entre a comunidade  e a Mineração Caraíba.

Na ocasião, além da comunidade,  em grande parte emocionada com o que via, se fazia presente: o prefeito de Juazeiro - Izaac Carvalho, o prefeito de Curaçá - Carlinhos Brandão, os vereadores - Theodomiro Mendes e Junior do Esporte, a secretária de ação social - Jussária Brandão, o assessor de comunicação - Maurízio Bim e membros da Mineração Caraíba.

Durante a cerimonia, os participantes falaram sobre a importância religiosa e cultural do projeto de restauração, podendo ser destacado o relato do Sr. Augustinho (filho da terra  e um arquivo vivo da história local) também, da agrônoma e escritora Railda Vieira. 
Por volta das 12:00hs, o pároco local, Pe. Edvaldo José, finalizou a atividade com uma missa campal celebrada em baixo do juazeiro que sombreia a capelinha.

Outras informações

A igreja que foi construída por intermédio do Pe. Manoel Félix de Moura, entre os anos de 1905 a 1908 e medindo cerca de 24 m², a centenária Capelinha de Poço de Fora, que era usada para a celebração nas desobrigas e em outros rituais religiosos (casamento, batizado, missa),  abrigou, entre os anos de 1909 a 1960, uma das três imagens do Sagrado Coração de Jesus. As imagens do padroeiro de Curaçá, vieram em embarcações de Portugal no ano de 1909 as quais foram distribuídas da seguinte forma: uma para Poço de Fora, uma para Patamuté e outra para Chorrochó, que fazia parte da mesma paróquia.

Portal PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário