O Eixo de Educação do Irpaa realizou no
interior do Curaçá mais uma atividade de Educação contextualizada, a
formação de professores/as relacionadas ao Projeto Horta Pedagógica e as
atividades de leitura contextualizada com estudantes da sede e do
interior de classes multisseriadas. As atividades aconteceram em
paralelo, enquanto uma equipe de educadores do Irpaa estava com os
estudantes desenvolvendo ações com o Baú de Leitura, a outra estava
trabalhando a Educação Contextualizada para a Convivência com o
Semiárido (ECSA) com os professores destas turmas.
Teatro foi um dos recursos utilizados
nas rodas de leituras com certa de 150 estudantes de classes
multisseriadas de três escolas do interior de Curaçá, para abordar a
importância e o incentivo a leitura. Com o uso de metodologias
participativas as/os estudantes adentraram no universo da leitura de
forma lúdica, recontando as suas próprias histórias.
“Como descolonizar a Educação, o
currículo escolar?” Foi uma das questões norteadoras da formação
destinada para cerca de 22 professores. Para isto, também foi realizado
um levantamento sobre ECSA, posteriormente, através de filmes, trabalhos
em grupos e atividades práticas, foi possível problematizar a temática
da formação. Os resultados, além da interação, foram construções
coletivas dos professores, como o planejamento e apresentação de aulas,
trazendo as experiências e histórias da própria comunidade.
Outro assunto abordado foi a Água no
contexto do Semiárido, discutindo a partir da realidade da comunidade
até o debate sobre a água no mundo. Para Edineusa Souza, pedagoga do
Irpaa, as/os professores “partiram de uma problematização, considerando
os saberes já construídos da comunidade, mostraram que compreendem o
princípio da contextualização”.
No dia 21 de maio as atividades
aconteceram na escola de São Bento e no dia seguinte (22) foi a vez da
Escola de Barro Vermelho, ambos do interior do município. Na escola
Chapeuzinho Vermelho, localizada na sede do município, o Baú de leitura
chegou para as/os estudantes e professore/as da EJA – Educação de Jovens
e Adultos. O próximo encontro acontecerá no dia 06 de junho deste ano,
na escola de Canabravinha, para tratar da História do Semiárido.
Estas ações fazem parte do Projeto Horta
pedagógica e do Projeto Leitura Contexto e Subjetividades, parceria
entre o Irpaa e a Secretaria de Educação do Município de Curaçá para a
formação de Professores em Educação Contextualizada para a Convivência
com o Semiárido e outras ações, onde cerca 30 educadores/as e 300
estudantes já participaram destas atividades. Segundo a colaboradora do
Irpaa, Alaíde Regia, uma das responsáveis pela atividade, a perspectiva é
ampliar o trabalho para outras classes, além das multisseriadas.
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