Serra da Borracha com as palmeiras licuri no topo. |
A equipe do projeto Ararinha na Natureza está percorrendo o município de Curaçá coletando dados ambientais e socioeconômicos para compor o estudo de viabilidade.
O objetivo deste estudo é entender a realidade da comunidade a fim de traçar as estratégias de atuação na região, definindo os principais atores locais, áreas de atuação e ações que devem ser desenvolvidas para que o projeto Ararinha na Natureza seja bem sucedido
Durante as andanças pelo município foram visitados diversos distritos. Um dos locais que merece destaque é a Serra da Borracha, muito citada por ser um dos locais onde são capturados muitos papagaios (Amazona aestiva) para abastecer o comércio ilegal. Mas, além desta triste notícia os técnicos de campo da SAVE Brasil tiveram relatos de moradores locais de que no passado existia uma arara-azul grande e escura na região e tudo indica que seja a arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari). No topo da Serra da Borracha foram encontrados muitas palmeiras licuri (Syagrus coronata) que é o principal alimento desta arara. O município de Canudos, área de ocorrência da espécie fica a apenas 100 km de distância desta Serra.
Além destas atividades de campo, a equipe já visitou diversas secretarias municipais (cultura, meio ambiente, saúde, infraestrutura, educação, segurança) e outras instituições para apresentar o projeto e entender a situação atual do município. Nos últimos dois meses, mais de 100 pessoas já foram envolvidas em atividades de sensibilização e divulgação do projeto através do estande na 59ª. Festa de Vaqueiros e da Caravana da Cultura.
Para saber mais visite a página do projeto no facebook que é atualizada semanalmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário