16 de mai. de 2013

DIANTE DE ALGUNS PROBLEMAS, HOSPITAL DE CURAÇÁ SERÁ REFORMADO


A Secretária de Saúde do município de Curaçá, Maria de Fátima Araújo Leite, fez um balanço do tempo que se encontra a frente da Secretária. Ela relatou a nossa reportagem todas as conquistas alcançadas, méritos de uma equipe eficiente liderada pelo prefeito Carlos Brandão (PPS), que vem apoiando os projetos. “Estou na frente da secretaria desde o dia 1º de janeiro e estou trabalhando para mudar e reorganizar a saúde de Curaçá, sabemos que a saúde como todo é preocupante, mais Curaçá é um dos municípios privilegiados no sentido de equipe de reorganização”.
“Estamos com 7 Unidades de Saúde da Família, sendo 4 na sede e 3 no interior. Todas estão funcionando com médicos, enfermeiras, técnicos de enfermagem, assistente administrativa, enfim toda equipe preconizada pelo Ministério da Saúde. Além disso, temos também 4 postos de saúde nos distritos, todos com médicos e enfermeiros duas vezes ao mês. Na verdade estamos caminhando e buscando a instalação de uma unidade em cada distrito, se não conseguirmos iremos instala uma Unidade de Saúde para atender todos os distritos”, acrescentou.
Com relação à Atenção Básica, a secretária afirmou que está sendo realizada uma reorganização através das Unidades de Família. “Já estamos com o hospital funcionando, com médicos e enfermeiros 24h por dia para atender as urgências e emergências do município, atendimentos na área de obstetrícia, clinico geral, serviços de média complexidade – o SAMU regional com ambulância básica, entre outros. Na área de saúde está tudo sobre controle com equipes treinadas e capacitadas”.
Por outro lado, Fátima afirmou que em 2014 Curaçá receberá uma UPA. “Semana passada inserimos nossa UPA no sistema de monitoramento de abras no Ministério da Saúde – SISMOB, isso é o primeiro passo. Encaminhamos vários documentos com fotos e daqui a 9 meses estaremos recebendo a primeira parte do recurso. Creio que a obra talvez esteja pronta no próximo ano”.
Questionada sobre o funcionamento do Centro de Saúde, ela comemorou. “Já estamos reorganizando o Centro de Saúde, onde funciona a área do PAC, uma unidade de saúde família e também é tipo uma policlínica, onde temos geriátrica, pediatra, ginecologista, clinico geral e iniciamos o atendimento em urologia – a partir de agora uma vez no mês teremos médicos dando atendimento aos homens, será um atendimento diferenciado e continuado”.
Fátima deixou bem claro que todos os postos de saúde e hospital estão com atendimento médicos funcionando normalmente. “Os Postos de Saúde todos estão com médicos, entre eles, na Unidade de Saúde do Bambui e loteamento Adolfo Vianna estamos com dois médicos pelo Programa e Valorização da Atenção Básica – Doutor Rodrigo e Doutor Romero, no Curaçá 1 – Doutora Juliane, no Centro de Saúde temos Doutora, então as quatro Unidades estão com médicos. Já no interior a Unidade da Família de Pedra Branca – Doutor Andrei, que também dar atenção aos indígenas localizado no próprio distrito e nas agrovilas. Em Riacho Seco tem o médico Eronildo, no distrito de Poço de Fora – Doutor Darlan, em Patamuté e Mundo Novo – Doutor Jonis duas vezes por mês, enfim estamos com o quadro completo”.
Sobre a situação precária da estrutura do prédio do hospital municipal, a secretária direta: "Encontramos um prédio acabado, acabado. Ele precisa ser reformado com urgência, e isso está sendo providenciado pela administração". Sobra as informações referente a falta de medicamentos e profissionais nas unidades, ela desconheceu. "Sabemos que é muito difícil nos dias de hoje conseguir profissionais para ocupar as vagas, mas aqui no município o quadro está completo".

AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário