2 de set. de 2012

GLOBO RURAL DESTACA TECNOLOGIA SIMPLES AJUDA NO COMBATE A SECA EM CURAÇÁ

Globo Rural, programa da Rede Globo, destacou nesta semana, os trabalhos do IRPAA em Curaçá. Acompanhe a matéria:

"Com a ajuda de uma tecnologia simples e de baixo custo, agricultores de Curaçá, conseguem passar por longos períodos de estiagem sem se preocupar com a falta de água. Na comunidade de Pau Ferro, em Patamuté, alguns trabalhadores já estão utilizando o barreiro trincheira, tecnologia que possibilita o armazenamento de água.

O barreiro trincheira faz parte do "Projeto Aguadas" e foi trazido para a região por instituições que visam ajudar os agricultores a lidarem com o período de seca. Ele é construído em áreas de solo rochoso para que a água não seja absorvida pela terra. Segundo o criador Osvaldo Antônio, a utilização da tecnologia melhorou a vida dos trabalhadores da localidade. “É muito bom para mim e para a vida de todos os criadores, de todos os agricultores. É uma vida”.

Em todo território do São Francisco, composto por 8 municípios, já foram construídos mais de 40 barreiros. Segundo Sidnei Pereira de Araújo, técnico do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), a construção do barreiro é feita em pouco tempo e o custo é mínimo. “Dependendo do solo em cinco horas no máximo está pronto”.

A utilização de cisternas também pode ser uma alternativa de baixo custo na luta contra a estiagem. Segundo a agricultora Nazaré Oliveira, na casa em que ela vive existem dois reservatórios que possibilitam a irrigação da plantação e comercialização dos frutos, além da utilização para consumo humano."

Clique no link para acessar o vídeo:
http://g1.globo.com/bahia/noticia/2012/09/tecnologia-simples-e-barata-ajuda-no-armazenamento-de-agua-durante-seca.html

2 comentários:

  1. Parabéns pelo brilhante trabalho, isso é realmente política pública.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! E' preciso haver uma maior divulgacao para que mais familias tenham acesso, bem como um maior investimento por parte do Governo Federal. (Nelson Mattos Cano - administrador da pagina Patamute'-Bahia no Facebook)

    ResponderExcluir