5 de mai. de 2012

AGRICULTORES FAMILIARES DE CURAÇÁ RECEBEM CURSO SOBRE MANEJO SANITÁRIO


Entre os dias 3 e 4 de maio, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura (Seagri), realizou curso sobre manejo sanitário para 25 criadores de caprinos e ovinos, no município de Curaçá. O treinamento, que é composto por atividades teóricas e práticas, aconteceu na comunidade de Surubim e teve como foco o combate à verminose, doença causada por vermes que vivem no intestino dos animais.

De acordo com o gerente Regional da EBDA em Juazeiro, Osvaldo Lopes, é fácil detectar a presença da doença, porque os animais ficam fracos, magros, com pêlos arrepiados, além de apresentarem diarréia, edema submandibular (papada) e anemia.

“Apesar da gravidade que a verminose acomete nos animais, sua cura é de fácil solução; os agricultores familiares devem executar em suas propriedades ações de manejo sanitário conforme as orientações dos técnicos da EBDA que serão disponibilizadas durante os dois dias de curso” esclarece o gerente.

Para a chefe do escritório da EBDA em Curaçá, Terezinha da Costa, o curso utiliza como metodologia a vermifugação oral. “Em nossas explanações teóricas, abordaremos, por exemplo, a importância dos animais serem desverminados no fim da tarde para que os mesmos, durante a noite, permaneçam por no mínimo 8 horas presos, evitando assim a contaminação das pastagens”.

Os criadores também são orientados durante o treinamento sobre a verificação das informações das embalagens do vermífugo, a quantidade de dias que o produtor deve esperar para utilizar o leite e a carne dos animais vermifugados (carência), qual a quantidade que deve ser aplicada em cada animal e qual o período de gestação de cada matriz. Terezinha Costa aponta a importância de observar, no momento da compra do vermífugo, a validade do produto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário