Teve início na manhã desta sexta-feira (6), em Curaçá, o 1º Seminário Territorial de Conselhos Tutelares e Direitos do Sertão do São Francisco. O Evento, que segue até amanhã (7), na quadra poliesportiva do Colégio Municipal Professor Ivo Braga, é uma realização da Associação de Conselheiros Tutelares e ex-Conselheiros do Estado da Bahia (ACTEBA), em parceria com o Governo Municipal (Secretaria de Ação Social e Cidadania - SMASC); Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Conselho Tutelar. O objetivo, de acordo com a Presidente da ACTEBA, Antônia Luzia Santos, é discutir a situação da criança e do adolescente, focando na qualificação dos Conselheiros Tutelares e de Direitos.
O Evento teve início com formação de mesa, na qual estiveram presentes: a Secretária de Ação Social e Cidadania, Juçaria Brandão; Antônia Luzia; a Presidente do CMDCA, Sandra Jussara; a Coordenadora do C. Tutelar, Aparecida Ribeiro; o Procurador do Município, Wellington Cordeiro; o Representante do Fórum Colegiado Nacional de Conselheiros Tutelares, Moisés Sousa; a Presidente do C. Municipal de Assistência Social, Maria Lúcia Coutinho; o Sec. de Governo, Josemário Brandão, que representou o Prefeito, Carlinhos Brandão; o Sec. de Infraestrutura, Antônio Nilo e o Sec. de Administração e Finanças, Jaironilton Dantas. Também marcaram presença: o Major Nascimento, Comandante da 45ª Companhia de Polícia Militar; o Vereador Adão Castro e as representantes das Secretarias de Saúde e Educação, Franciely Alves e Conceição Ribeiro, respectivamente. Após, houve execução dos Hinos Nacional e dos Conselhos Tutelares, além de apresentação de dança do Grupo D-DECC. Em seguida, a palavra foi franqueada.
Juçaria Brandão ressaltou que a situação da criança e do adolescente é uma preocupação do Governo Municipal. “Deve ser prioridade absoluta, em todas as esferas de governo, e também na sociedade. Tenho consciência que essa é uma preocupação desse Governo, que deu total apoio logístico para a realização desse seminário. Agradeço a todos, em especial ao Prefeito, Carlinhos Brandão, por sempre se preocupar com o bem da nossa gente”, disse. “Esse é um momento único. Nós sabemos das dificuldades, mas graças a Deus estamos aqui, buscando meios de garantir direito pleno às nossas crianças e adolescentes”, comentou Aparecida Ribeiro (Cons. Tutelar). Sandra Jussara (CMDCA) frisou a parceria com a Ação Social. “Temos nos unido, pensando no bem dos nossos jovens e os nossos conselheiros também são essenciais”. Josemário Brandão cumprimentou os presentes e fez leitura de uma mensagem enviada por Carlinhos Brandão; já o Major Nascimento comentou sobre a atuação da PM em Curaçá. “Nos esforçamos sempre tomando as medidas cabíveis e alertando os jovens dos perigos, até por meio de palestras”, disse. Representantes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS e CREAS) e alunos do Colégio Ivo Braga também estiveram presentes no Evento, além de Conselheiros dos municípios de: Abaré, Sobradinho, Sento Sé, Uauá, Remanso, entre outros.
Por volta das 11h, foi ministrada, por Antônia Luzia, a palestra ‘O Conselho Tutelar e suas atribuições à luz do Estatuto da Criança e do Adolescente’. Teve pausa para o almoço e, à tarde, Wellington Cordeiro ministrou palestra sobre Violação de Direitos da Criança e do Adolescente. O primeiro dia de Seminário foi finalizado com bolo comemorativo dos dez anos do Conselho Tutelar de Curaçá e a animação da banda Nova Geração. A Conselheira, Danúbia de Souza, de Abaré, aprovou o Evento. “É por meio dessas formações que a gente tira as dúvidas e aprimora o nosso trabalho. Com certeza vai acrescentar muito à minha atuação”, avaliou.
Informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Curaçá
Nenhum comentário:
Postar um comentário