22 de out. de 2013

QUITES DE IRRIGAÇÃO SÃO ENTREGUES A AGRICULTORES DE CURAÇÁ

Na manhã dessa terça (22), onze agricultores da Associação do Vale, na Cidade de Curaçá, receberam quites de irrigação por gotejamento. O Equipamento foi repassado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales dos Rios São Francisco e Parnaíba – Codevasf, por meio da 6ª Superintendência Regional (6ª SR) de Juazeiro – BA, a qual recepcionou 200 quites para distribuir nos municípios atendidos pela 6ª SR.

Cada quite tem capacidade de irrigar até 500 m². “Os quites são do Programa Brasil sem Miséria e possuem sistema de distribuição hidráulica com registro, conexões e válvulas, além de 70 metros de mangueira de comum e 200 metros de mangueira onde ficam os gotejadores”, explicou o técnico da Codevasf, André Lima Knifs. A Prefeitura Municipal de Curaçá é parceira da Codevasf na execução desta ação, que integra o eixo de inclusão produtiva do Plano Brasil sem Miséria, e utiliza recursos do programa Água para Todos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) do Ministério da Integração Nacional (www.codevasf.gov.br).

Para os curaçaenses acessarem o benefício, o gestor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural – SMDR, Luiz Barros, fez contato com a Codevasf 6ª SR: Emanoel Lima (Superintendente) e Itamila Paixão (Unidade de Desenvolvimento Territorial), os quais apresentaram os quites, conforme revelou Marcos Vinícius, técnico da SMDR. “Depois pensamos em qual localidade beneficiar. O Programa precisava de uma experiência piloto, por isso a equipe avaliou que seria melhor a localidade do Vale, por ser próxima, ter água em abundância, e pela associação ser organizada, além dos sócios se enquadrarem nos critérios do Programa”, completou Marcos, que esteve presente na entrega dos quites, na sede da Associação do Vale, e depois na instalação em um dos lotes agrícolas. Também esteve presente o Sr. Moarcir Barbosa, Presidente da Associação do Vale, o qual se mostrou agradecido pela escolha feita pela equipe da SMDR. “Seo Luiz Barros falou com a gente e aceitamos alegres. Fomos atendidos na Secretaria de Ação Social para confirmar que os beneficiados são também cadastrados em programa como Bolsa Família, que tinha que ter NIS (número de inscrição em programas sociais)”, disse Moacir Barbosa, presidente da Associação do Vale, o qual adiantou que os técnicos da SMDR já se comprometeram em acompanhar o desenvolvimento do Programa.






Informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Curaçá

Nenhum comentário:

Postar um comentário