31 de jul. de 2013

CURAÇÁ REALIZA 3ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA CULTURA

Nessa terça-feira (30), o Teatro Raul Coelho foi palco da 3ª Conferência Municipal de Cultura. Diversos artistas discutiram a respeito do tema: uma política de estado para a cultura – desafios do sistema municipal de cultura. O Evento foi iniciado com a composição da mesa, formada pelo: Prefeito de Curaçá, Carlinhos Brandão; a Primeira-dama e Secretária de Ação Social, Jussara Brandão; Elaine Franco, Secretária de Educação; Sérgio Ramos, Diretor de Cultura; Alexsandro Ferreira, Coordenador de Cultura; pelo Presidente da Câmara de Vereadores, Theodomiro Mendes; e pelo representante territorial da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – Secult, o jovem Alan Alves. Estiveram presentes também, o Vice-prefeito, Rogério Bahia e o Diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – Saae, Jean Marcelo, além de outros membros do Governo Municipal e estudantes de escolas estaduais e municipais. “Vamos fazer com que as coisas aconteçam. Quero pedir que todos vocês contribuam, pois o Município precisa de uma cultura forte e o Governo está aberto para ajudar”, falou o Prefeito ao abrir a Conferência.

Logo após, os presentes cantaram o Hino do Centenário de Curaçá (com a cantora Wilca França , Fofinho e Edimilson) e assistiram apresentações de teatro (Arte Livre), música (Fanfarra Famuca), dança (G-decc), poesia (com Wesley Fernandes e Jane Oliveira) e aboio (com Zezinho). Após esse momento, Sérgio Ramos dividiu os grupos que discutiram os seguintes eixos temáticos: 1) passos para implantação ou consolidação do sistema de cultura no Município; 2) forma como o poder público e sociedade civil podem valorizar, fortalecer, desenvolver e democratizar a cultura no Município. A discussão, iniciada pela manhã, terminou à tardinha, quando foram escolhidos seis delegados que representarão Curaçá na Conferência Territorial: Rosenaira Martins, Maicon Viera, Juscilene Santos, Jane Oliveira, Wesley Fernandes e Wilson Sena (que também foi eleito representante direto de Curaçá para Conferência Estadual). O público presente totalizou 169 pessoas, o que permitiu que fossem escolhidos oito delegados (seis da sociedade civil e dois do Governo) para participarem da Conferência Territorial, a qual deve acontecer no próximo mês, em Juazeiro-BA. “Estarei lá para falar dos nossos problemas, tudo que envolve a cultura; não me calarei”, disse o artista Wilson Sena.

Ao fim, Sérgio Ramos agradeceu aos presentes e analisou o Evento. “Essa Conferência ficou focada no sistema municipal de cultura. Só com esse sistema Curaçá vai estar apto a receber recursos tanto da esfera estadual quanto da federal, como acontece com educação e saúde hoje em dia. É uma Conferência importante. Precisávamos organizar a cultura com Governo e sociedade civil juntos. Todos estão de parabéns com as contribuições”, avaliou o Diretor.

Informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Curaçá








Nenhum comentário:

Postar um comentário