12 de jul. de 2013

CONFERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL DE CURAÇÁ REÚNE CENTENAS DE PESSOAS NO RAUL COELHO


Aconteceu ontem (10), no Teatro Raul Coelho, no município de Curaçá, Conferência de Desenvolvimento Rural, com o tema Sustentável e Solidário. O evento, que teve o objetivo de formular políticas públicas voltadas para o desenvolvimento rural sustentável do Município, precede a Conferência Territorial de desenvolvimento Rural, que acontece nos dias 18 e 19 de julho, em Juazeiro. 

Inicialmente houve a formação da mesa, composta pelo Secretário de Desenvolvimento Rural, Luiz Silva Barros, a representante da Secretaria de Ação Social, Eleusina Rodrigues, o Secretário de Infraestrutura, Pedro Pinheiro, os representantes da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), José Isaac Gonçalves e Edonilce Barros, o Comandante da Polícia Militar, Major Nascimento, o representante do Projeto Mata Branca, Edmilson Nascimento, a Vereadora Rejane Menezes e o Vice Prefeito, Rogério Bahia, que abriu o evento lendo o regimento e as normatizações da Conferência. “É importante que todos fiquem até o final do evento, pois aqui nós discutiremos melhorias para o desenvolvimento rural do Município. Essas formulações serão apresentadas a nível territorial, estadual e nacional, podendo até mesmo virar leis. Aqui nós elegeremos pessoas que representarão Curaçá e correrão atrás de melhorias para toda a população”, ressaltou o Vice Prefeito.

No segundo momento, as mais de 200 pessoas presentes no Teatro Raul Coelho foram convidadas a assistir palestras e opinar sobre os temas abordados. A primeira palestra, ministrada por Edonilce Barros, teve o tema ‘Abordagem Territorial como estratégia de desenvolvimento rural’. Edonilce ressaltou a importância do meio rural. “A gente tende a menosprezar o meio rural, mas esquece que o meio urbano depende muito dele. É por isso que precisamos buscar políticas de melhoramento para a zona rural”. A segunda palestra, com tema ‘Reforma Agrária e Democratização do acesso à terra e aos recursos naturais’, foi ministrada pela Colaboradora do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa), Denise Cardoso, que ressaltou a importância da formulação de políticas para a distribuição igualitária das terras. “No Brasil tem muita gente com muita terra e pouca gente com muita terra. É por isso que precisamos nos mobilizar para criar políticas de distribuição de terras”.

As três últimas palestras abordaram as temáticas “Gestão e participação social, autonomia e emancipação da juventude”; “Desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Brasil Rural e fortalecimento da agricultura familiar”; e “Autonomia das mulheres”, ministradas, respectivamente, por José Isaac Gonçalves (EBDA), Edmilson Alves (Coopercuc) e Bárbara Cunha (Irpaa). Ao final da conferência, foram formados grupos de discussões e formação de propostas para o desenvolvimento rural do Município. Cada grupo escolheu seus membros, no total 15, que irão representar Curaçá na Conferência Territorial, que acontece em Juazeiro. As demais conferências, de nível estadual e nacional, ainda não têm data marcada.


Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Curaçá



Nenhum comentário:

Postar um comentário