18 de jun. de 2013

FESTA DOS VAQUEIROS DE CURAÇÁ COMEMORA 60 ANOS – SOCIEDADE DOS VAQUEIROS E AVAPEC DIVULGAM PROGRAMAÇÃO

Criada em 1953 pelos moradores de Curaçá, em homenagem ao Centenário da cidade, a Festa dos Vaqueiros completa 60 anos no próximo mês.
 
A festividade, considerada como uma das Festas de Vaqueiros mais antigas da região do Vale do São Francisco, todos os anos encanta os moradores de Curaçá, muitos deles filhos e netos de vaqueiros, bem como tornou-se um forte atrativo turístico para o município. 

Para comemorar o Sexagésimo ano da festa, a Sociedade dos Vaqueiros de Curaçá e a Associação de Vaqueiros e Pecuaristas de Curaçá (AVAPEC) se uniram e prepararam uma extensa programação cultural que promete abrilhantar ainda mais a comemoração.

Na sexta-feira (05) a população de Curaçá e região está convidada a participar da Rodada de Aboios na sede da AVAPEC. No sábado (06), a partir das 11h, haverá o tradicional Almoço dos Vaqueiros na Fazenda Saudade, distante 3KM da sede. 

Durante o Almoço, acontecerá o Concurso de Aboios em homenagem aos Bridões de Ouro - Vavá Machado e Marcolino. Às 15h os vaqueiros, uniformizados com trajes feitos de couro, bem como com os objetos de trabalho utilizados no trabalho diário na caatinga, seguirão em desfile para as principais ruas e avenidas de Curaçá. A noite será servido, às 19h, o jantar dos vaqueiros na sede da AVAPEC e a partir das 22h o público poderá apreciar e dançar o mais autêntico forró pé de serra no tradicional Forró da Espora, que neste ano será realizado na Sociedade dos Vaqueiros.

No domingo (07), moradores e visitantes, logo nas primeiras horas do dia, poderão participar de uma animada alvorada nas principais ruas e avenidas da cidade. https://mail.google.com/mail/images/cleardot.gifEm seguida, os vaqueiros seguirão em desfile e se concentrarão, às 9h, em frente à Igreja Matriz Bom Jesus da Boa Morte -centro da cidade- para a Missa Campal. Neste momento, os participantes agradecem e pedem bênçãos aos Santos protetores. Após a Missa, os vaqueiros farão o encerramento da festa com um grandioso forró na Sociedade dos Vaqueiros.

“ Este ano é um marco histórico para a Festa dos Vaqueiros de Curaçá, pois a Sociedade dos Vaqueiros e AVAPEC, após dez anos, estão juntas organizando a programação cultural da festa. Esperamos que seja um momento de muita alegria, principalmente para o vaqueiro", ressalta o presidente da Sociedade dos Vaqueiros Estéfano Pereira, acrescentando que a Festa dos Vaqueiros este ano conta também com o apoio do Clube do Jegue e dos grupos Filhos e Netos de Vaqueiros e Vaqueiros Desmantelados. 

O presidente da AVAPEC, Luiz Santos, mais conhecido com Luiz da Veneza, convida toda a população de Curaçá e do Vale do São Francisco para prestigiar o festejo. " Estamos realizando a Festa dos Vaqueiros com muito carinho e gostaríamos de convidar todos os moradores de Curaçá, dos povoados, distritos e das cidades vizinhas para comemorarmos os 60 anos da Festa dos Vaqueiros de Curaçá."


Alinne Torres - Assessoria Sociedade dos Vaqueiros e AVAPEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário