5 de mar. de 2013

PROJETO PREVÊ A CONSTRUÇÃO DE BARRAGENS DE PEDRAS SUCESSIVAS NA FAZ MOCAMBO


Leito do rio Mocambo bastante assoreado e vegetação de APP degradada.
O projeto para a recuperação Hidroambiental do Rio Mocambo faz parte de uma lista de 22 projetos indicados e aprovados no final de 2011 pelo Comitê da Bacia do Rio São Francisco e que estão sendo contratados pela AGB Peixe Vivo. Os 22 projetos previstos abrangem todas as regiões da Bacia do São Francisco e estão sendo financiados com recursos da cobrança pelo uso da água. 
As intervenções previstas beneficiarão a sub-bacia do rio Mocambo, localizado em Curaçá. A  região, predominantemente de caatinga, é sujeita a longas estiagens e sofre o impacto dos desmatamentos, com a supressão da vegetação arbustiva para a produção de cercas e lenha, assim como para a comercialização. A degradação e o empobrecimento dos solos vem ocasionando até mesmo a formação de áreas de desertificação.
O rio São Francisco banha a sede municipal, mas a maioria dos demais rios e córregos é intermitente, a exemplo do rio Mocambo. A população da sub-bacia enfrenta o problema da baixa disponibilidade de água para uso na irrigação, consumo humano e animal. As ações de recuperação hidroambiental a serem implementadas pelo CBHSF visam diminuir os processos de assoreamento, de modo a reter maior volume de água das chuvas e melhorar a disponibilidade hídrica.
O projeto prevê a construção de barragens de pedras sucessivas, destinadas a reter sedimentos e águas das chuvas, propiciando, assim, a produção de forragens e pequenas lavouras, além da regeneração e desenvolvimento de 88 hectares de caatinga em Áreas de Proteção Permanente – APPs. As medidas contemplam ainda adequações de diversos trechos de estradas, com a construção de lombadas e trincheiras para a contenção das águas pluviais, e ainda o envolvimento e sensibilização da população local para atividades de educação para as águas.
No dia 01 de dezembro, a comunidade de Mocambo participou da primeira reunião para esclarecimentos sobre as intervenções hidroambientais que estão sendo realizadas na região para a recuperação e conservação de áreas da Sub-bacia do Rio Mocambo. Mais de 100 moradores compareceram na ocasião para conhecer melhor o projeto que está sendo implementado para a melhoria da quantidade e qualidade das águas na região. Também participaram do encontro representantes da AGB Peixe Vivo, que contratou a obra, da empresa Aliança, responsável pela sua execução, e da empresa da Gama Engenharia, responsável pela fiscalização do projeto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário