16 de ago. de 2012

EM TEMPOS DE ELEIÇÃO, DESABAFO DE UM ESTUDANTE CURAÇAENSE


A Curaçá que queremos!!!
No dia sete – 7 – De Outubro de dois mil e doze – 2012 – A população eleitoral do município de Curaçá – Ba irá tomar uma das decisões mais importantes que é escolher o seu ou os seus empregados para administrar a sua casa : O município.
Ao posto de empregado ou empregados do município temos: Carlinhos Brandão e Rogério Bahia, Pedro Oliveira e Onofre Hipólito, Salvador Lopes e Arnaldo Galdêncio “ baé “. É dever deles promover o trabalho coletivo e não pessoal. Para isso é preciso que tais candidatos à empregado ou empregados do município erradique – Arrancar pela raiz - , de uma vez por todas, com práticas retrógradas (que anda para trás): Perseguição Política, Orgulho, Egoísmo, Falta de Humildade ( diferente de pobreza ), que só faz com que nos encontremos aonde estamos.
Seria ter um pensamento reducionista - reduzido - achar que todas as mazelas – chaga, ferida -, nas quais assola – destrói, estraga - o município é culpa do atual gestor. A culpa é também do atual, mas não só. A culpa de encontrarmos o município com tantas mazelas é de responsabilidades de TODOS que um dia assumiram o papel de gestor de nossa cidade, e também por muitos edis – Vereador - que não cumpriram e não cumprem com o seu verdadeiro e somente papel que é o de legislar: discutir as questões locais e fiscalizar o ato do Executivo Municipal (Prefeito) com relação à administração e gastos do orçamento.
Para a Curaçá que queremos, os três – 3 – grupos que se dispõem a serem candidatos à empregado ou empregados do município, são imprescindíveis, principalmente, Pedro Oliveira, Rogério Bahia e Salvador Lopes.
Não dá mais para admitir ter que ver a locomoção dos nossos estudantes nos famosos “pau de arara”; não dá mais para admitir não sabermos quais são os nossos direitos; não dá mais para admitir ver o teatro Raul Coelho fechado na maioria das vezes; não dá mais para admitir saber que o município só tem uma pessoa com a titulação de Doutor – que tenha feito um Doutorado; não dá mais para admitir os erros médicos; não dá mais para admitir que Curaçá não tenha uma UTI – Unidade de Tratamento Intensivo; não dá mais para admitir ter a festa mais famosa da cidade - Festa dos Vaqueiros – paga; não dá mais para admitir ver em pleno século XXI – 21 – a necessidade de água que o nosso povo passa; não dá mais para admitir ver o município com cento e vinte - 120 – Km de beira de rio e não vermos nenhum projeto que possa beneficiar o povo da região e, no limite, a nossa cidade.

Para a Curaçá que queremos, alguns pontos merecem destaque e que é preciso ser desenvolvido.
Na Educação:
Aqui a participação de Pinzoh, Esmeraldo Lopes, tia Sandra, Juninho de Valberto, Raoni, Vivaldinho, Wellington, Ivanildo, Rogério Bahia, Salvador Lopes, entre outros, se faz indispensáveis.
A) Construção de uma Biblioteca, com Infocentro, em todos os distritos; na cidade, uma no Auto da loira , outra entre o Curaçá 1 e as Casas Populares e uma outra no Bambui.
B) Criação de uma Escola em tempo Integral na cidade.
C) Substituição total dos famosos “pau de arara” por transportes adequados para a locomoção dos estudantes que, mesmo residindo fora da cidade, nela estudam.
D) Construção da Casa do Estudante na Capital do nosso Estado.
E) Para cada estudante do município, que for aprovado no vestibular, um auxílio de metade de um salário mínimo vigente.
F) Criação, e envio ao poder Legislativo, de um projeto de lei em que o ensino de Direito Constitucional seja matéria de ensino nas Escolas do Município. 
G) Reconstrução do Teatro Raul Coelho, com instalações de ar refrigerado, novos assentos, que tenha funcionamento regular garantido em todos os finais de semana, com atividades diversas, tais como: cinema, peças de teatro, palestras, apresentações musicais, etc.
H) Aumento de vinte e cinco por cento – 25% - ao ano para os professores da rede municipal de ensino.
I) Relatórios semestrais de como está sendo aplicada a Lei N° 11.684, de 2 de Junho de 2008.
J) Fazer com que a associação de estudantes universitários e secundaristas do município se torne independente.

Na Saúde:
Aqui a contribuição de tia Fátima, Nina, Clara, Pedro Oliveira, etc, são de suma importância.
A) Implantação de uma UTI – Unidade de Tratamento Intensivo – fixa e móvel na cidade.
B) Clínicos gerais em todos os distritos.
C) Refrigeração em todos os leitos do hospital
No Esporte:
Aqui a participação de Júnior, Nilsinho, Clebinho, Cuca , etc, não podem deixar de acontecer.
A) Criação da Secretaria de Esportes.
B) Contratação de educadores na área de Educação Física.
C) Total apoio a nadadores, jogadores de futebol, de campo e de salão, ciclistas, corredores, etc.
D) Gramar, construir arquibancadas e fazer o espaço do narrador no estádio de Curaçá, de acordo com os padrões da FBF – Federação Baiana de Futebol .
Na Cultura:
Aqui pessoas como Fernandinho, “ as bolas”, Del, etc, não pode ficar de fora.
A) Criar a Secretaria de Cultura.
B) Total apoio ás práticas culturais, tais como: carnaval, baile pastoril, festa dos vaqueiros, marujada, reisado, etc.
C) Fazer com que a Festa dos Vaqueiros volte a ser gratuita - que todas as pessoas podem comparecer.
Na Área Sequeira:
Aqui pessoas como Fernando, Jonelton, Zé Hugo, Esmeraldo Lopes, etc, não pode ficar de fora.
A) Contratação de zootecnistas para um projeto de desenvolvimento.
B) Perfurar dois - 2 – Poços Artesianos em cada associação.
C) Tornar as estradas vicinais (estrada que liga povoações próximas) transitáveis.
Na área ribeirinha:
Aqui não podemos deixar de contar com Silas, Rogerinho, Gilvan Pionório, Francisco, Omara, Carlinhos Brandão, Paulo de Moço, Zé Hugo, etc.
A) Contratação de técnicos agrícolas para formularem um projeto de desenvolvimento.
Para a Juventude:
A) Encontro municipal anual, em um final de semana com apresentações, palestras, etc.

Não sei se vocês perceberam, mas para a Curaçá que queremos é impossível um projeto pessoal. Não cabe aqui achar que um candidato é o melhor ou pior de todos. Cabe afirmar que Curaçá só vai parar de ficar aonde está se trabalharmos TODOS juntos, sem mágoas, raivas, ressentimentos, perseguições políticas. E nós, os jovens, temos um papel substancial - essencial, fundamental, importante. Não vamos cair nas conversas de politiqueiros - indivíduo que pratica a baixa política, usando de processos pouco corretos – e etc, de que esse só vai tornar boa a vida daquele que votar nele. Garanto, afirmo e provo, que esse politiqueiro não está desempenhando o seu verdadeiro papel. Como conseqüência devemos, no pleno exercício de nossa cidadania, tirá-los do poder o mais breve possível até por que o papel do POLÍTICO é trabalhar pelo bem comum da cidade e não de um determinado grupo ou família.
Perante isso o meu voto se faz MÍNIMO. O candidato que escolhi tem que fazer com que seus filhos e os filhos dos seus devidos secretários estudem na rede pública de ensino e que permaneça no Executivo quatro – 4 – anos sem gozar do direito da reeleição
.

Otoni Neto - via facebook

3 comentários: